Santos ganha mais uma barreira flutuante para evitar despejo de resíduos no mar | Boqnews
Foto: Divulgação/PMS

meio ambiente

18 DE NOVEMBRO DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

Santos ganha mais uma barreira flutuante para evitar despejo de resíduos no mar

Mais duas barreiras serão instaladas até o final do ano

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Muita embalagem de isopor retida. Este é o resultado obtido em menos de 24 horas após a instalação de mais uma barreira flutuante nos canais no Município.

Sendo assim, o último equipamento, cujo objetivo é evitar que resíduos sólidos cheguem ao mar, foi colocado, na última terça-feira (12), no canal situado no trecho da confluência da Avenida Nossa Senhora de Fátima com a Rua Francisco Ferreira Canto, no São Jorge, Zona Noroeste.

Segundo explica a coordenadora do Programa Detecta, a bióloga Débora Mandaji, com mais esta barreira, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Semam) pretende fechar um quadrilátero naquela região para a retenção de material sólido ainda este ano.

A área em estudo compreende o equipamento recém-instalado, a barreira flutuante já existente no canal da Avenida Jovino de Melo (nas proximidades do Jardim Botânico) e duas outras que serão instaladas nas imediações do Parque dos Mangues, com o objetivo de coletar eventuais resíduos que venham a ser descartados nos canais.

Além disso, as barreiras são compostas por galões de plástico de 20 litros reunidos em uma rede. Assim como, afixadas com cabos de aço nas duas extremidades do canal. O material retido nos canais é retirado diariamente.

Débora Mandaji destaca que a orla de Santos já conta com três barreiras flutuantes. Desse modo, instaladas nos canais 1 (José Menino), 2 (Gonzaga) e, a mais recente, no 4 (Boqueirão/Embaré).

Segundo ela, a ideia é reinstalar barreiras flutuantes nos canais 5, 6 e 3, que foram danificadas por intempéries neste ano.

Iniciado no ano passado, o Programa Detecta tem como objetivo a melhoria da qualidade das águas dos canais.

Desse modo, o programa está dividido em três projetos: análises laboratoriais das águas de drenagem para verificar possível contaminação por esgoto, vistorias com corante, com visitas porta a porta para detectar eventuais irregularidades, e a instalação das barreiras para evitar que resíduos sólidos descartados irregularmente nos canais cheguem às praias.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.