Equipamentos que promovem a capacitação de pessoas para o mercado de trabalho, geração de renda e reaproveitamento de materiais, inclusive com reconhecimento internacional, as Ecofábricas de Santos ampliaram seu potencial na segunda-feira (24).
Pela manhã, houve inauguração da terceira unidade da Cidade, no Morro São Bento. Já na parte da tarde, foi entregue a nova sede da Ecofábrica Criativa, no Centro Histórico, com direito a abertura de inscrições para curso.
Reciclagem de móveis, marcenaria, serralheria, pedreiro, pintor e eletricista serão os cursos disponíveis na Ecofábrica dos Morros, localizada na esquina das ruas São João e Santo Eduardo, no Morro São Bento. O equipamento funcionará como suporte para a zeladoria do Município. Com foco na sustentabilidade, serão reaproveitados materiais descartados nos morros para produção de bancos, mesas e corrimões a serem instalados nos morros.
A terceira Ecofábrica da Cidade teve construção na antiga sede da policlínica do bairro. As obras, com supervisão da Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref), duraram oito meses, e o investimento foi de R$ 580.900,10.
Importância
O prefeito Rogério Santos destacou que a Ecofábrica é um projeto muito importante para Santos. “É uma iniciativa que tem o sentido amplo da sustentabilidade. Estamos aqui para atender pessoas, dar oportunidades, através de formação e da capacitação. A formação das pessoas com os cursos resultará em geração de renda e a transformação de vidas”.
“Percebemos que tínhamos que tentar algo diferente. Vejo que muitos espaços de Santos precisam de zeladoria, e muitas vezes pagamos caro por esses materiais. Estamos oferecendo, com a Ecofábrica dos Morros, a possibilidade do reaproveitamento do material jogado nas encostas”, diz um dos idealizadores das ecofábricas, o responsável pela Ouvidoria, Transparência e Controle (OTC) da Prefeitura de Santos, Rivaldo Santos.
Secretário Municipal de Meio Ambiente, Proteção e Defesa Animal, Marcio Gonçalves Paulo classifica a ecofábrica como um “equipamento social e ambiental maravilhoso, que propicia a formação das pessoas desta região”.
Ecofábrica Criativa ganha nova sede no Centro Histórico
A Ecofábrica Criativa mudou de endereço na segunda-feira (24). A nova sede do equipamento da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) passa a funcionar na Rua Tiro Onze, 6, no Centro Histórico. A inauguração do espaço vem com boas notícias: estão abertas as inscrições para 20 vagas do curso de marcenaria ecológica.
A Ecofábrica Criativa funcionava antes no Mercado Municipal, na Vila Nova, que atualmente está passando por ampla revitalização. A nova sede fica mais próxima da Casa do Artesão, equipamento que será crucial para os alunos porque sediará oficinas com o intuito de aprimorar e desenvolver os produtos artesanais que aprendem a fazer na Ecofábrica.
“Estamos unindo pilares fundamentais para Santos: o meio ambiente e o desenvolvimento social e econômico. Na Ecofábrica Criativa, reaproveitamos a matéria-prima, que se torna uma fonte de renda para o aluno. E, quando revitalizamos esse espaço como um todo, dando novas oportunidades, formações e gerando emprego, transformamos vidas”, destacou o prefeito Rogério Santos.
Para a secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), Selley Storino, o equipamento é um adicional ao projeto de revitalização do Centro. “Promoverá ainda um maior movimento à área com o propósito de capacitar e colaborar com a sustentabilidade na nossa cidade. Estamos à frente da Casa do Artesão, onde contamos com empreendedores de Santos. Agora, teremos um local para os santistas ganharem formação para trabalhar com marcenaria. É mais uma inovação para a área”.
Inscrições para curso
Para participar, basta comparecer ao local até 1º de julho com comprovante de residência em Santos e documento pessoal. As aulas vão ocorrer às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 12h e à tarde, das 14h às 17h.
Sobre a Ecofábrica Criativa
A Ecofábrica Criativa começou suas atividades em junho de 2016 e já formou 300 pessoas no curso de marcenaria ecológica. Nas capacitações, os alunos aprendem a confeccionar peças para mobiliário urbano – placas, cavaletes, bancos e floreiras -, além de objetos de decoração como bancos, mesas, além de conjunto de aparadores e caixas e técnicas de marchetaria. Para as aulas, são reaproveitadas madeiras recolhidas pelo serviço municipal Cata-Treco, reduzindo o descarte e ajudando a aumentar a vida útil do aterro sanitário santista.
Por meio do projeto Encontros Criativos, os participantes contam com o envolvimento de profissionais liberais do Club Design, que idealizaram projetos e criações a serem concretizados durante as aulas. A parceria entre a Prefeitura e o grupo foi retomada em abril.
Em 2018, a Ecofábrica Criativa teve o reconhecimento do IF Design Award, na categoria Impacto Social. O prêmio é um dos mais cobiçados pelos designers do mundo e considerado o Oscar do Design.
Já em novembro de 2020, o projeto venceu o 7º Prêmio Objeto Brasileiro, promovido pela CASA – Museu do Objeto Brasileiro
Zona Noroeste
A outra Ecofábrica de Santos fica na Zona Noroeste. Desse modo, teve inauguração em agosto de 2022. Com área de quatro mil metros quadrados, é a maior da Cidade e fica situada ao lado da Subprefeitura Regional da Zona Noroeste, no número 456 da Avenida Nossa Senhora de Fátima.
A unidade oferece cursos gratuitos de capacitação profissional nas áreas de marcenaria, serralheria, alvenaria, moda sustentável, horta e compostagem.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.