Santos inicia campanha para ampliar respeito ao pedestre e faixas de travessia | Boqnews
Foto: Divulgação

Segurança

08 DE JANEIRO DE 2024

Santos inicia campanha para ampliar respeito ao pedestre e faixas de travessia

Ação segue até 18 de fevereiro

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Em 2011, quando Santos iniciou o movimento Faixa Viva, 21 caminhantes perderam a vida no trânsito da Cidade. Já em 2023 (janeiro a novembro), houve o registro de 12 óbitos de pedestres, número que provavelmente seria ainda menor se as faixas de travessia fossem mais utilizadas.

Isto porque dez dos atropelamentos fatais do ano passado, 83% do total, ocorreram fora da faixa.

Para reforçar a importância de atravessar ruas e avenidas com segurança, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) lançou na manhã do último sábado (6) a campanha Parada pela Vida.

A ação ocorrerá até 18 de fevereiro nos locais de Faixa Viva (aquelas que não têm semáforo) ao longo das avenidas da orla (José Menino a Ponta da Praia). O objetivo é chamar atenção principalmente do pedestre, segmento mais vulnerável entre os participantes do trânsito.

Como estratégia, 12 cubos foram colocados próximo às faixas sem semáforos.

Desse modo, os quais têm mensagens para os pedestres (Atravesse na Faixa) e motoristas (Respeite a Faixa de Pedestre).

Além de três banners gigantes em pontos das avenidas da orla com o tema da campanha.

A universitária Fabíola Frandoling, de Brasília (DF), cidade onde o movimento Faixa Viva existe há quase três décadas, definiu a ação na orla santista como acertada. “Há excesso de carros e pedestres na rua e o momento é o oportuno para a sensibilização. Consolidar o respeito ao pedestre é um trabalho de formiguinha e, por isso, precisa ser contínuo”.

Turista de Avaré, o delegado de polícia aposentado e professor universitário, disse ser positiva a campanha e que iniciativas do tipo são necessárias, pois, segundo ele, o que falta no trânsito é o respeito mútuo. “Há espaço para todos, mas é preciso que cada um entenda o seu lugar e faça a sua parte”.

Durante a realização da ‘Parada pela Vida’, nos finais de semana e feriados, agentes da CET-Santos estarão posicionados em quatro das travessias sem semáforos mais movimentadas da orla. Eles irão orientar os pedestres sobre a utilização da sinalização para transpor a via com segurança.

As ações educativas com agentes ocorrem na avenida da praia com a Rua Maranhão (Pompeia); em frente à Galeria AD Moreira (Gonzaga); na altura da Rua da Paz (Boqueirão) e nas proximidades do Aquário Municipal (Ponta da Praia).

Elas ocorrerão sempre das 10h às 16h. Em janeiro, estão programadas para os dias 6, 7, 13, 14, 20, 21, 26 (aniversário da Cidade), 27 e 28. Já em fevereiro, nos dias 3, 4, 10, 11, 12, 13, 17 e 18.

Ao longo da campanha, um drone terá utilização na orla nos horários de maior fluxo de motoristas e pedestres.

Dessa maneira, captando e transmitindo imagens em tempo real para o Centro de Controle Operacional (CCO), da Prefeitura de Santos.

O uso do aparelho vai permitir alterar os locais de operação da Faixa Viva, dependendo da maior presença de pedestres, o que pode ocorrer devido à realização de eventos culturais e esportivos e outras ocorrências.

O drone também auxiliará no monitoramento do acesso de veículos à faixa arenosa, estacionamento irregular, trânsito lento. E outras ocorrências, contribuindo para o deslocamento de agentes com maior agilidade.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.