Santos inicia projeto ambiental para reduzir emissões de carbono | Boqnews
Jardim da orla/Foto: Francisco Arrais/PMS

Meio Ambiente

20 DE SETEMBRO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Santos inicia projeto ambiental para reduzir emissões de carbono

Treze mudas foram plantadas no jardim da orla

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O plantio de 13 mudas de paineira-rosa e angico-vermelho no jardim do Parque Roberto Mário Santini (orla do José Menino) simbolizou, nesta segunda-feira (19), o início de um grande trabalho de redução de emissões de carbono na atmosfera (descarbonização) que chega a Santos.

Promovido pela empresa Granel Química e o Projeto Plantar, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) de Santos, o trabalho ainda plantará mais 190 mudas nativas da Mata Atlântica nos próximos 30 dias. Elas serão cultivadas no Morro da Caneleira, em território de recuperação ambiental, local que até então abrigava moradias em áreas de risco.

Além de promover o reflorestamento, o foco da ação é atuar diretamente em prol dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), entre eles o de ações urgentes para combater as alterações climáticas e seus impactos.

Presente no evento que contou com integrantes da Granel Química e do Projeto Plantar, o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcos Libório, destaca a relevância do ato no Emissário Submarino e lembra que Santos estimula diversas ações como essa.

“A descarbonização é uma medida necessária e faz parte do nosso plano de ação climática na Cidade. Queremos somar esforços, pois sabemos que o setor industrial gera empregos e recursos, mas também possui um grande potencial ambiental. Uma ação que, além de promover o reflorestamento, segura as encostas, aumenta a fauna e o ecossistema”, disse Libório.

Gerente da Granel Química, Fábio Mattos afirma que o objetivo da empresa é neutralizar todas as emissões dos terminais da empresa até 2030. Segundo ele, a ação em solo santista já é vista como pioneira.

“A Granel possui um grande projeto de sustentabilidade ao redor do mundo e, em Santos, queremos ser uma referência. Nossa meta é neutralizar todas as emissões do nosso terminal, na Alemoa. O dia de hoje é simbólico e é apenas o início de uma grande ação, que será importante para nossos filhos, netos e futuras gerações”, ressaltou.

O Projeto Plantar organiza uma teia de plantio de árvores nativas em áreas degradadas ou de alta fragilidade ambiental por todo Brasil. Em parceria com empresas da iniciativa privada e o poder público, em quatro anos já realizou o plantio de mais de 32 mil mudas nativas de reflorestamento, com 43,9 hectares reflorestados, totalizando mais de 11 mil toneladas de carbono evitadas.

Também participando da ação em Santos, o gerente de projetos do Plantar, André Xavier, celebrou a chegada do projeto ambiental à Cidade. “Plantar uma árvore envolve muito mais do que o simples ato de plantar. É uma ação que gera sombra, casa para animais, sequestro de carbono, é sinônimo de vida. Hoje nasce em Santos uma parceria que irá render muitos frutos”.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.