Santos inicia projetos de empreendimento com 1.769 moradias no Macuco | Boqnews
Foto: Henrique Teixeira/PMS
29 de julho de 2026

Santos inicia projetos de empreendimento com 1.769 moradias no Macuco

Santos avançou na ampliação da oferta de moradias com a assinatura da Ordem Inicial de Serviços (OIS), que autoriza a elaboração dos projetos e marca o início da implantação do empreendimento Santos AE, no Macuco.

A iniciativa reúne a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), e a Prefeitura de Santos. Ao todo, o Governo do Estado destinará R$ 585,3 milhões ao projeto, que terá prazo de execução de 40 meses.

Empreendimento reunirá moradia e infraestrutura

O Santos AE ocupará uma área de aproximadamente 170 mil metros quadrados, distribuída entre as avenidas Siqueira Campos (Canal 4), Senador Dantas e Padre Anchieta.

O complexo oferecerá 1.769 apartamentos. Desse total, 762 unidades atenderão famílias com renda de até seis salários mínimos por meio da modalidade Habitação de Interesse Social (HIS). Outras 1.007 moradias integrarão o programa Habitação de Mercado Popular (HMP), destinado a famílias com renda de até dez salários mínimos.

Além das residências, o projeto incluirá espaços comerciais, infraestrutura condominial, Praça da Cidadania, equipamentos esportivos e de lazer, áreas verdes, unidades de saúde, escolas e uma unidade do Programa Vida Longa, voltada ao atendimento de idosos em situação de vulnerabilidade que mantêm autonomia.

Projeto transformará área estratégica da cidade

Além da construção das moradias, o empreendimento prevê lajes corporativas para instalação de órgãos públicos, auditório e restaurante no terraço com vista para o mar.

Ao mesmo tempo, o projeto fortalecerá a revitalização do entorno do futuro túnel Santos-Guarujá, ampliará a oferta de serviços públicos e privados e estimulará o desenvolvimento urbano de uma das principais áreas de expansão da cidade.

Projetos devem ficar prontos em oito meses

A empresa contratada desenvolverá os projetos básico, executivo, de aprovação e os demais estudos técnicos. Na sequência, também executará as obras no modelo de construção integrada.

De acordo com o diretor de Engenharia e Obras da CDHU, Silvio Vasconcellos, essa etapa deverá durar aproximadamente oito meses. Depois da aprovação dos projetos e da emissão das licenças, a construção poderá começar.

Parceria acelera desenvolvimento

Durante a assinatura da Ordem Inicial de Serviços, a prefeita em exercício, Audrey Kleys, destacou a importância da iniciativa para o crescimento da cidade.

“A assinatura representa um marco para Santos. Estamos iniciando um empreendimento que ampliará o acesso à moradia digna e transformará uma área estratégica da cidade com planejamento, infraestrutura e qualidade. Este é mais um compromisso que avançamos para ampliar oportunidades, inclusão e qualidade de vida às famílias santistas.”

Por sua vez, o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, ressaltou que o empreendimento acompanhará as transformações previstas para a região.

“O túnel Santos-Guarujá é uma obra de infraestrutura aguardada há muitos anos. Dar mais este passo para viabilizar o Santos AE significa atender a uma importante demanda habitacional e impulsionar o desenvolvimento de todo o entorno, com novos serviços e infraestrutura para acompanhar o crescimento da região.”

A iniciativa também contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente os relacionados à infraestrutura, cidades mais inclusivas e fortalecimento das parcerias institucionais.

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.