Santos já entregou 620 carteirinhas de identificação a pessoas com deficiência | Boqnews
Foto: Rogério Bonfim/PMS

Inclusão

04 DE ABRIL DE 2022

Santos já entregou 620 carteirinhas de identificação a pessoas com deficiência

Documento garante direitos e atendimento prioritário em serviços na Cidade

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Santos já concedeu 620 carteirinhas de identificação a pessoas com deficiência desde que o dispositivo foi implantado, em 2019.

Na última sexta-feira (1º), mais três documentos foram fornecidos gratuitamente pelo Município, possibilitando a garantia de direitos e atendimento prioritário em serviços públicos e privados na Cidade.

Segundo a coordenadora de Políticas para Pessoas com Deficiência da Prefeitura de Santos, Cristiane Zamari, com a carteirinha, o cidadão não precisa andar com um laudo informando o tipo de deficiência que tem.

“Serve como um documento municipal que reconhece que a pessoa tem uma deficiência, tendo escrito atendimento prioritário. Tem número de série de confecção, CID, nome e telefone para emergência. Se ela tiver, colocamos ainda o nome do responsável ou acompanhante”, explica Zamari.

Quem estiver interessado em pedir a carteirinha pode acessar o site do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) e fazer o agendamento. Será preciso preencher um requerimento para o Setor de Protocolo da Prefeitura, que também deverá ser impresso e apresentado no dia marcado para ir à unidade.

Será necessário levar ainda: cópia de um documento de identificação, comprovante de endereço atualizado, cópia do documento do representante legal (para menor ou incapaz) e foto 3×4, além do laudo médico com diagnóstico e código da Classificação Internacional de Doenças (CID), indicando a deficiência.

A carteirinha fica pronta em cerca de 30 dias e deve ser retirada na Coordenadoria de Defesa de Políticas para Pessoas com Deficiência, na Rua XV de Novembro, 183, 2º andar, Centro.

O dispositivo pretende promover reconhecimento oficial e tem o objetivo de facilitar a identificação e o exercício dos direitos de pessoas com deficiência.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.