Santos já tem 0,1% da população confirmada com coronavírus | Boqnews
Foto: Divulgação

Cidades

23 DE ABRIL DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Santos já tem 0,1% da população confirmada com coronavírus

Santos já registra 0,1% da sua população com coronavírus. Tendência é desta proporcionalidade crescer nas próximas semanas, pois taxa é elevada.

Por: Fernando De Maria

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Exatamente um mês após a confirmação do primeiro caso na Cidade, Santos já ultrapassou a marca de 400 pacientes confirmados com o Covid-19.

Dessa forma, a doença já atingiu 0,1% dos santistas.

Sem levar em consideração os 549 casos suspeitos que aguardam resultados, conforme divulgado pela Prefeitura.

Se a metade deste montante der positivo, por exemplo, o percentual de pessoas que foram contaminadas pelo vírus – e tiveram os resultados confirmados – será ainda maior.

E a proporcionalidade crescerá ainda mais.

O cenário preocupa, pois o índice proporcional já deixou de lado os décimos percentuais para efetivamente começar a ter uma maior clareza do volume de pessoas infectadas, caminhando para a primeira casa percentual.

É como se  milhares de pessoas estivessem dentro de um estádio, com capacidade para 20 mil pessoas, pelo menos 20 tivessem a doença.

A proporção parece baixa, mas se levar em consideração o grau de velocidade de contaminação das pessoas ao redor, o volume de infectados começará a crescer de forma exponencial.

 

Números discrepantes

 

Além disso, o percentual proporcional de Santos na comparação entre casos confirmados e o total da população  preocupa.

Levando em consideração os números divulgados pela Prefeitura (433) – 101 a mais que os registrados pelo governo do Estado no portal do coronavírus – a proporcionalidade de casos ao total da população é ligeiramente superior à média da Capital, epicentro dos casos no País.

Em mortes, por exemplo, são 19 casos confirmados conforme o Estado; e 31, conforme o Município.

A diferença de números decorre de atrasos de inserção de dados na plataforma estadual, enquanto os municípios têm maior agilidade para divulgação dos números. (confira detalhes neste link).

Conforme o portal, São Paulo, com 11,8 milhões de habitantes, tem 11.225 casos confirmados – 0,09% da população – portanto, ligeiramente abaixo da média santista.

Outras cidades que estão à frente de Santos no volume de casos – tomando como base os números estaduais – têm menos casos proporcionais.

Osasco, com 373 confirmações e 680.964 moradores, tem média de 0,05% casos confirmados.

Em terceiro lugar, São Bernardo do Campo com 358 casos confirmados e 812.086 habitantes tem proporção de 0,04% na atualidade.

Guarulhos, com 356 casos e 1.351.275 moradores, tem percentual ainda mais baixo: 0,03%.

Conforme o portal estadual, São Paulo registrou nesta quinta 16.740 casos, 826 a mais que no dia anterior, e recorde no total de óbitos: 211.

O aumento, segundo o governo paulista, foi que os dados estavam represados em razão do final de semana prolongado, com ponto facultativo e feriado de Tiradentes.

A taxa de letalidade é de 8,0%.

E 40% das 645 cidades já registram pacientes portadores do Covid-19.

 

Santos

Até quarta (22), eram 392 casos confirmados entre munícipes e, até as 18h desta quinta (23), eram 433 casos – aumento de 10,4% nas últimas 24 horas.

Foram 41 novas notificações.

Entre os novos resultados positivos de Covid-19, dois são de munícipes que faleceram no dia 21 de abril, em hospital filantrópico: homem, de 45 anos, que estava internado desde 16 de abril, e mulher de 74 anos, internada desde 31 de março.

Desta forma, o total de óbitos de residentes por decorrência da doença passou de 29 para 31 (+6,8%).

Outros 21 óbitos seguem em investigação e aguardam resultados laboratoriais para confirmar ou descartar o diagnóstico de covid-19.

 

Leitos ainda estão vazios, mas autoridades temem crescimento repentino de casos. Foto: Divulgação

UTIs ocupadas

O número de munícipes internados com síndromes respiratórias agudas graves aumentou 5,3% no intervalo de 24 .horas, passando de 149 para 157.

Também é maior o número de ocupantes de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Na quarta (22), eram 54 e, nesta quinta (23), são 63.

Nas últimas 24 horas, houve seis altas hospitalares de munícipes internados, sendo cinco delas com resultados positivos de covid-19 e um caso suspeito que está em investigação.

Desde o início da pandemia, 163 residentes tiveram alta hospitalar, sendo 71 casos confirmados da doença e 92 casos suspeitos.

(Com informações da Secretaria de Comunicação de Santos)

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.