Santos lança movimento Faixa Viva para pedestres e motoristas | Boqnews

Cidades

10 DE MAIO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

Santos lança movimento Faixa Viva para pedestres e motoristas

De forma inédita na região, Santos conta a partir de agora com o movimento Faixa Viva, lançado hoje (10) pela prefeitura e CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), cuja bandeira é a prioridade do pedestre nas faixas de travessia e o braço estendido o símbolo da iniciativa, que visa também trazer mais harmonia ao trânsito […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

De forma inédita na região, Santos conta a partir de agora com o movimento Faixa Viva, lançado hoje (10) pela prefeitura e CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), cuja bandeira é a prioridade do pedestre nas faixas de travessia e o braço estendido o símbolo da iniciativa, que visa também trazer mais harmonia ao trânsito e respeito na relação entre condutores e pedestres.

Apresentada para representantes das classes ligadas ao trânsito e transporte, o Faixa Viva é uma ação permanente que tem como objetivo a mudança de hábitos no trânsito, por meio da conscientização dos munícipes. Parte do próprio Código de Trânsito Brasileiro que, em seu artigo 70, estabelece a preferência do pedestre numa faixa de travessia onde não há semáforos.

“O Faixa Viva não é uma campanha de trânsito, mas um movimento que resgata valores, como o respeito e a cortesia no trânsito, e que deve ser multiplicado espontaneamente para outras cidades da região, a partir da mudança de postura de motoristas e pedestres”, destacou o presidente da CET, Rogério Crantschaninov.

Representando o prefeito no lançamento da ação, o vice-prefeito Carlos Teixeira Filho destacou ser fundamental o apoio da sociedade e a conscientização dos pedestres e motoristas para o sucesso do movimento. A secretária de Comunicação, Rosana Major, acredita que, com a consolidação da Faixa Viva, Santos poderá ser conhecida no país como uma cidade que respeita os motoristas e pedestres.

Nos próximos três meses, várias ações de divulgação serão veiculadas em jornais, rádios e tevês, além de cartazes dentro e fora dos ônibus e nas lotações. Após o lançamento oficial, no Parque Balneário Hotel, agentes da CET deram início à distribuição de 70 mil panfletos da Faixa Viva para orientação de pedestres e motoristas, no Gonzaga.

Um total de 35 mil adesivos e 500 adesivos de peito (bottons) serão entregues aos munícipes e 100 banners com a mensagem do movimento serão fixados nos Centros de Formação de Condutores. Alunos da rede municipal também serão treinados para a travessia segura. A iniciativa também será levada a sociedades de bairros.

Desde dezembro, a CET já revitalizou cerca de 7.500 faixas de segurança na cidade.

Demostração

Uma demonstração da Faixa Viva foi dada nesta terça no Gonzaga, na faixa de pedestres em frente ao Shopping Parque Balneário, onde espontaneamente os motoristas já dão a vez ao pedestre. Um grupo de atores caracterizados de Beatles (como na capa do disco Abbey Road) solicitava a passagem aos veículos na faixa sem semáforo.

O braço estendido é o símbolo do Faixa Viva. Para solicitar a travessia em uma faixa sem semáforo, o pedestre deve agir da seguinte maneira: ainda na calçada, estenda o braço com a palma da mão virada para os veículos. Quando os carros pararem, realize a travessia de forma segura.

O movimento Faixa Viva está de acordo com a Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), que estabeleceu o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ação para Segurança Viária”, visando a redução das mortes em 50% num prazo de dez anos, no mundo todo.

Santos já vem reduzindo o número de vítimas fatais no trânsito. Em 2000, foram registradas 73 mortes. No ano passado, mesmo com o aumento da frota de veículos – no total são 272.139 – o índice caiu para 51. “Com o novo movimento, queremos diminuir ainda mais o número de acidentes”, destacou o presidente da CET.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.