Santos mantém ações educativas diárias por trânsito mais seguro | Boqnews
Foto: Rogério Bomfim

Conscientização

29 DE JANEIRO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Santos mantém ações educativas diárias por trânsito mais seguro

Objetivo é ampliar a conscientização de todos para o aumento da segurança viária

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Quando todos se respeitam, o trânsito se torna mais humano. É esse o mote da Campanha Você Sabia?, uma das várias que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) desenvolve, continuamente, e que foi novamente levada às ruas na manhã desta terça-feira (28).

A ação é direcionada a todos os segmentos de ocupantes das vias públicas: motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres.

O objetivo é ampliar a conscientização de todos para o aumento da segurança viária.

A esse trabalho se dedica uma equipe formada por agentes e especialistas em trânsito.

Pela manhã, no cruzamento da Rua Conselheiro Lafayette com o canal 4, o grupo abordou condutores e pedestres e distribuiu folheto com informações sobre regras básicas de trânsito e dicas de segurança.

O material explica sobre utilização correta das faixas para travessia de pedestres; que empurrar motocicleta, motoneta ou ciclomotor pela calçada, mesmo não estando montado, é infração de trânsito; além de trazer outras orientações e alertas.

Ações diárias

O trabalho educativo feito pela CET é diário e realizado ao longo do ano com diferentes campanhas permanentes, entre elas a Faixa Viva (orientação de motoristas e pedestres em faixas de travessia sem semáforo); Pare (respeito a esse tipo de sinalização instalada em cruzamentos sem semáforo); Dê a Preferência – Minirrotatórias (esclarece condutores sobre a circulação correta em cruzamentos com essa sinalização) e Motociclistas – Duas rodas, atenção em dobro.

Além disso, também em datas específicas, são organizados eventos alusivos ao tema. Tal como Maio Amarelo, Semana Nacional do Trânsito e o Dia Mundial sem Carro.

Em 2019, as campanhas externas alcançaram em torno de 35 mil pessoas, entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Outras cerca de 8 mil foram alvo de ações educativas promovidas em instituições de ensino, empresas e grupos comunitários.

Para escolas

Um segmento do programa é voltado exclusivamente a trabalhar a educação para o trânsito com alunos de escolas públicas e particulares, com atividades diferenciadas para alunos – da educação infantil ao ensino fundamental II.

De acordo com o nível escolar, crianças e jovens são orientados sobre os principais cuidados para circulação a pé ou em veículos. Há teatro de fantoche, palestra e aula na Minicidade do Trânsito.

Informações sobre as atividades oferecidas, gratuitamente, ao público em geral e escolas podem ser obtidas pelo telefone 3228-9300 (ramal 9330). Para solicitação de agendamentos, encaminhar e-mail para [email protected].

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.