Santos monta operação para atender população em situação de rua durante o frio | Boqnews
Foto: Raimundo Rosa/PMS

Santos

28 DE JULHO DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

Santos monta operação para atender população em situação de rua durante o frio

Além de oferecer estrutura para pessoas em situação de rua, Prefeitura também recebe doações de agasalhos e cobertores

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Sob a expectativa de temperatura mínima de 10ºC até sexta-feira (30), além de ventos e chuva, a Prefeitura de Santos dá continuidade a Operação Baixas Temperaturas, que ocorre todos os anos no período de frio mais intenso.

O serviço de abordagem à população em situação de rua será ampliado, contando também com um recente aumento em 50% da capacidade de acolhimento dos abrigos municipais.

As ações ainda incluem distribuição de alimentos e agasalhos.

Outra iniciativa foi a expansão dos trabalhos no Centro Pop (R. Amador Bueno, 446, Paquetá), onde a média diária de atendimentos passou de 50 para 80, representando um aumento de 60%.

O serviço, já mantido de segunda a sexta-feira (das 8h às 17h), passou a funcionar também aos sábados, domingos e feriados (das 9h às 13h).

No local, porta de entrada para o acolhimento, as pessoas em situação de rua recebem lanche, higienização e roupas, além de participarem de atividades e atendimento técnico.

Na abordagem nas ruas, o trabalho dos operadores sociais será ampliado, com uma equipe a mais (em outro veículo) atuando durante a noite.

“A expectativa é de que a gente consiga trazer as pessoas para o Centro Pop e para os outros pontos de acolhimento nesses dias de frio extremo”, projeta o secretário de Desenvolvimento Social, Carlos Mota.

Atualmente, a capacidade instalada dos abrigos do Município é de mais de 300 vagas.

Desde o início da pandemia, 100 novas vagas foram criadas, sendo 50 da Casa Êxodo, em 2020, e outras 50 da Casa de Inverno, reaberta há três semanas.

Doações

Entre quinta-feira (29) e sábado (31), das 9h às 17h, munícipes poderão doar mantimentos por meio de drive-thru na sede do Fundo Social de Solidariedade (FSS), que fica na Av. Conselheiro Nébias, 388, na Encruzilhada.

“Vamos receber todo tipo de doação, principalmente cobertores novos e roupas de frio novas ou em bom estado, além de produtos de higiene e limpeza”, anunciou nesta terça-feira (27) a vice-prefeita Renata Bravo, mencionando a união de esforços no atual momento. “Contaremos com as voluntárias do Fundo Social e as Rosinhas também vão nos ajudar nessa operação”.

A triagem e a distribuição dos itens doados serão realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) na unidade Mercado do restaurante popular Bom Prato, localizada na Pr. Iguatemi Martins s/n, na Vila Nova.

O FSS segue arrecadando alimentos, agasalhos e outros itens também por meio dos postos de vacinação contra a covid-19.

As quatro unidades santistas do restaurante popular Bom Prato oferecem gratuitamente café da manhã, almoço e janta a 800 pessoas em situação de rua, contempladas no ano passado com um cartão-alimentação (válido somente para Bom Prato).

Entre janeiro e fevereiro deste ano,  os beneficiários passaram por recadastramento.

O levantamento da quantidade necessária de cartões partiu de dados do censo da população em situação de rua, realizado em 2019, por meio de parceria entre a Seds e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do monitoramento realizado através da Coordenadoria de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Cogesuas).

O serviço de abordagem social da Prefeitura pode ser acionado gratuitamente, 24 horas, pelo telefone 153.

Neste ano, a população em situação de rua de Santos já foi imunizada contra a gripe H1N1 e vem recebendo vacinação para covid-19 conforme o cronograma geral, por faixa etária.

A esse público também são oferecidos serviços como o Consultório de Rua (numa van adaptada), que inclui ação educativa e de orientação sobre o novo coronavírus, além de atenção integral à saúde, com medidas de redução de danos para usuários de álcool, crack e outras drogas, com ações compartilhadas e integradas a unidades básicas de saúde, centros de atenção Psicossocial (CAPS) e serviços de urgência e emergência.

O programa Novo Olhar realiza desde o início da pandemia uma campanha de arrecadação de produtos de higiene (álcool em gel, sabonete, escova e pasta de dente, barbeador, papel higiênico, lenço de papel e absorvente, entre outros itens) que são entregues principalmente pelo Consultório na Rua para àqueles que, por diversos motivos, preferem não se abrigar nos equipamentos da Prefeitura. Interessados em fazer doações podem entrar em contato por meio do WhatsApp (13) 99158-7115.

Por encaminhamento (Abordagem Social) e demanda espontânea:

  • Casa de Inverno –  Endereço: General Câmara, 249, Paquetá

Outros abrigos em funcionamento:

  • Seacolhe-AIF;
  • Casa Êxodo;
  • Albergue Noturno;
  • Seabrigo-AIF;
  • Casa das Anas;

Restaurantes Bom Prato:

  • Morros – Avenida Santo Antônio do Valongo, 546, São Bento
  • Vila Gilda – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1.349, Rádio Clube
  • Mercado – Praça Iguatemi Martins s/nº, Vila Nova
  • Zona Noroeste – Avenida Nossa Senhora de Fátima, 517, Chico de Paula)

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.