cidades

Santos oferece atividades variadas para o 463º aniversário

Para comemorar os 463 anos da cidade, celebrados na próxima segunda-feira (dia 26), a prefeitura organizou uma programação variada, com…

22 de janeiro de 2009 - 14:09

Da Redação

Compartilhe

Para comemorar os 463 anos da cidade, celebrados na próxima segunda-feira (dia 26), a prefeitura organizou uma programação variada, com entrega de obra e muitas atividades esportivas e culturais. O ponto alto das comemorações acontecerá na própria data, com a inauguração do Parque Municipal Roberto Mário Santini, na plataforma do Emissário Submarino, e apresentação da Orquestra Sinfônica de Santos, com participação de Ivan Lins, na orla da praia.


Na segunda, as atividades do dia terão início às 8h30, com ato cívico junto ao Monumento de Brás Cubas, na Praça da República. A tradicional missa de aniversário será às 9h, na Catedral. Encerrando a programação cívica oficial, às 10h, haverá sessão solene na Câmara Municipal, na Sala Princesa Isabel, no Paço. As obras de reurbanização da plataforma do Emissário Submarino serão entregues às 11h30, com as presenças do governador José Serra, da artista plástica Tomie Ohtake e do autor do projeto de urbanização da área, arquiteto Ruy Ohtake.


Com a inauguração do Parque Municipal Roberto Mário Santini, a comunidade ganhará um amplo espaço público de lazer, com 43 mil metros quadrados de áreas verdes, dotado de museu do surfe, pista de cooper, pista de ‘skate’, equipamentos de ginástica, ‘playground’, arquibancada para competições no quebra-mar e mesas de jogos.


No local também está instalada a escultura de Tomie Ohtake, em homenagem ao centenário da imigração japonesa. Durante a entrega do parque, será realizada homenagem pelo ‘Dia do Surfista’, atendendo à Lei Municipal nº 2.172, de 2003. O público também já poderá participar de atividades esportivas e culturais que estão sendo realizadas nos vários equipamentos ali existentes.


Música
Para fechar o dia com chave de ouro, toda a população está convidada a prestigiar a apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, regida pelo maestro Luís Gustavo Petri, com participação especial do cantor Ivan Lins, às 20h, na orla da praia do Gonzaga – nas proximidades da Praça das Bandeiras. A apresentação conta com patrocínio do Grupo Rodrimar e apoio da empresa TWX Locações e Transportes.


A programação cultural, aliás, tem início já no final de semana, no mesmo horário e local, e sempre gratuitamente. No sábado (dia 24), com patrocínio da Telefonica, haverá apresentação da ‘Bachiana Chamber Orchestra’, regida pelo maestro João Carlos Martins. Já no domingo (dia 25), será a vez da ‘Jazz Big Band’, com regência do maestro Mário Tirolli e participação especial de Danilo Caymmi. Este concerto conta com patrocínio do Tecondi (Terminal de Contêineres).


Também para o final de semana estão programadas atividades esportivas. No sábado, às 10h, na Av. Bartolomeu de Gusmão em frente ao Escolástica Rosa, haverá a ‘3ª Maratona Internacional de Santos – Unisanta/Troféu Renata Agondi’. Já às 12h30, em frente à plataforma do Emissário, será dada a largada da ‘Regata de Aniversário de Santos’.


A programação inclui, ainda, exposição de fotos em comemoração aos 70 anos do Palácio José Bonifácio, no Paço Municipal, sede da prefeitura, na Praça Mauá s/nº, que segue até o dia 27. No domingo, às 19h, o grupo ‘Poetas Vivos’ apresenta o espetáculo literomusical ‘Canta, Santos!’, em homenagem à cidade, no Café Teatro Rolidei, no 3º piso do Centro de Cultura Patrícia Galvão, na Av. Pinheiro Machado, 48.

LEIA TAMBÉM: