Santos Praias & Mares Limpos já retirou mais de 5 toneladas das areias | Boqnews
Foto: Arquivo/PMS

meio ambiente

02 DE MARÇO DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

Santos Praias & Mares Limpos já retirou mais de 5 toneladas das areias

Material é transportado para a Cooperativa do Projeto Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Antes de completar um mês de atividades, o projeto Santos Praias & Mares Limpos já coletou 5,3 toneladas resíduos sólidos, que já foram reciclados.

Sendo assim, parceria entre a Prefeitura de Santos e o Instituto EcoFaxina, com o patrocínio da Terracom Construções, a fase piloto do projeto, que seguirá até o fim de março, conta com 61 agentes ambientais e 42 voluntários.

Todo o material reciclável coletado é transportado para a Cooperativa do Projeto Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos, que realiza a limpeza de áreas de mangues, gerando trabalho e renda por meio da comercialização dos itens.

Os agentes ambientais atuam de quinta a domingo, das 9h às 16h.

Desse modo, orientando os frequentadores das praias e coletando resíduos recicláveis gerados por banhistas, ambulantes e quiosques que comercializam alimentos e bebidas.

O projeto, que une poder público, o terceiro setor e a iniciativa privada, leva conscientização ambiental e gestão integrada de resíduos sólidos.

Portanto, com ações práticas para milhares de pessoas ao longo do verão, contribuindo para a manutenção da beleza natural das praias e a proteção dos oceanos.

Todos os agentes ambientais estarão uniformizados com bonés e coletes do projeto, os quais possuem QR Code que direciona para endereço eletrônico com informações da iniciativa, o Placar Praia Limpa e as regras das praias, entre elas a proibição do descarte irregular de resíduos e a presença de cães fora da área e horário permitidos.

Para a ação, houve a montagem de sete tendas de triagem e entrega voluntária entre as praias do José Menino, Pompeia, Gonzaga, Boqueirão, Embaré, Aparecida e Ponta da Praia. Os espaços educativos permitem que banhistas aprendam sobre a importância da reciclagem enquanto realizam o descarte consciente de seus resíduos.

Além dos benefícios ambientais, o projeto fornecerá dados importantes sobre os resíduos na orla, ajudando no planejamento de novas ações de conscientização. Um total de 52 lixeiras está estrategicamente distribuído pela faixa de areia.

Dessa maneira, sendo metade delas destinada para resíduos orgânicos (restos de alimentos, entre outros) e a outra parte para recicláveis (como latas e garrafas, entre outras embalagens).

Também contam com três triciclos com carretas (ecobikes) para a coleta dos resíduos nas praias. E junto aos quiosques, percorrendo a faixa de areia e a ciclovia da orla.

O projeto Santos Praias & Mares Limpos envolve 30 moradores do bairro São Manoel (Zona Noroeste). Além de agentes ambientais do Instituto EcoFaxina, que contam com o apoio da Guarda Municipal de Santos.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.