Santos recebe representantes de sete cidades criativas no fim de semana | Boqnews
Foto: Divulgação

Economia

23 DE JANEIRO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Santos recebe representantes de sete cidades criativas no fim de semana

O Município de Santos é reconhecido pela Unesco como uma das Cidades Criativas do mundo

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O objetivo da visita é conhecer os espaços que abrigarão, no próximo mês de julho, a 14ª Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas e, deste modo, planejar atrações dos municípios para integrar a programação do evento.

A Conferência da Unesco será realizada pela primeira vez na região da América Latina e Caribe em 2020 e reunirá, entre os dias 13 e 17 de julho, em Santos, representantes das cidades reconhecidas como criativas de todo o mundo. Atualmente, são 246 municípios credenciados. Autoridades de Florianópolis (SC), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Paraty (RJ), Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Curitiba (PR) realizam reunião geral e visitas técnicas nesta sexta-feira (24), a partir das 15h, ao espaço de eventos Arcos do Valongo (Rua Comendador Neto, 3), que receberá a programação gastronômica da Conferência, e à Casa da Frontaria Azulejada (Rua do Comércio, 92), que abrigará o Pavilhão de Artesanato e que, no ato da visita, recebe a 4ª edição do Frontaria Criativa, festival de artesanato realizado pelo Fundo Social de Solidariedade de Santos (FSS).

Os representantes dos municípios também participam no sábado (25), no Mendes Convention Center (Av. Gal. Francisco Glicério, 206, Gonzaga), do Baile Oficial da Cidade, que integra a programação dos 474 anos do Município.

Rede Criativa no Brasil

A Rede Criativa mundial abrange sete áreas: Artesanato e Artes Populares, Artes Midiáticas (Tecnologia), Filme (Cinema), Design, Gastronomia, Literatura e Música. Santos integra o grupo desde 2015, na categoria Cinema. As cidades visitantes deste fim de semana representam os seguintes segmentos.

  • Gastronomia – (Florianópolis, Belo Horizonte e Paraty)
  • Design (Fortaleza e Curitiba)
  • Música (Salvador
  • Artesanato e Artes populares (João Pessoa).

Ao todo, são dez cidades criativas no Brasil, com Brasília (design) e Belém (gastronomia).

Seleção de Santos como sede

A decisão sobre Santos sediar a Conferência da Unesco ocorreu por meio de votação no mês de agosto de 2018, em Cracóvia, na Polônia, quando a Cidade concorreu com mais sete e venceu na final os municípios de Puebla (México) e Belém (PA). A proposta santista tem como tema ‘Criatividade, Caminho para a igualdade’.

No ano passado, com a participação de Santos, o evento foi realizado na cidade italiana de Fabriano.

Evento na Casa da Frotnaria Azulejada reune artesãos santistas

A 4ª edição do Frontaria Criativa ocorre de sexta-feira (24) a domingo (26), na Casa da Frontaria Azulejada. O evento, organizado pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS), ganhou uma dinâmica de pré-evento do encontro da Unesco e reúne 30 artesãos santistas para expor e colocar à venda itens especialmente confeccionados com pedrarias, crochê, acessórios e bijuterias feitas de folhas, sementes naturais e materiais orgânicos, suvenires, biscuits, peças em madeira reaproveitável e vários outros produtos.

O evento é realizado das 10h às 19h, contendo área gastronômica com dez espaços. Entre as comidas e bebidas oferecidas, estão; massas como nhoque e lasanha, antepastos artesanais, sorvetes, crepes, chope, doces, salgados, palmitos, queijos de Minas, bolos, café expresso e vinhos. Durante os três dias, sempre a partir das 17h, um happy hour vai animar o local.

Na sexta (24) tem a Banda After Midnight, grupo de rock e blues com repertório dos anos 60 e 70. No sábado (25) será a vez de Rodrigo Suzuki – Forró Nascente. Já no domingo (26) é a vez de João Romualdo, maestro e multi-instrumentista, que apresenta diversos estilos musicais. A programação inclui ainda esculturas feitas ao vivo por Beatriz Aun, que desenvolve trabalhos em terracota.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.