Santos será a capital do Estado de São Paulo nesta segunda-feira (13) | Boqnews
Orla de Santos/ Foto: Rogério Cassimiro/Mtur

José Bonifácio

11 DE JUNHO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Santos será a capital do Estado de São Paulo nesta segunda-feira (13)

Lei de autoria de Telma de Souza (PT) determina que Santos seja sede de São Paulo no dia do nascimento de José Bonifácio

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Santos é a capital do Estado de São Paulo nesta segunda-feira (13). No dia do aniversário do patrono da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva, o município recebe toda a comitiva do governo paulista, como o governador Rodrigo Garcia (PSDB) que vai realizar normalmente os despachos, além dos secretários e da equipe. Essa é a terceira vez que o Governo do Estado vai cumprir a lei estadual, de autoria da então deputada Telma de Souza (PT).

A última vez que Santos foi a capital do Estado aconteceu no ano de 2013, com o então governador Geraldo Alckmin. Vale destacar em 2006, Rodrigo Garcia esteve na cidade no dia 13 de junho, haja visto que era presidente da Assembleia Legislativa (Alesp).

Naquela ocasião, o governador do Estado era Cláudio Lembo, que assumiu o cargo em março daquele ano, pois Geraldo Alckmin renunciou para ser candidato à Presidência da República.

Investimentos

Pela manhã, no Centro de Convenções, na Ponta da Praia, Garcia anunciará novos investimentos para Santos e Baixada Santista.

Uma das novidades a serem anunciadas é a revitalização da Rua Bassim Nagib Tabulsi, na Ponta da Praia. A ideia é ter uma nova roupagem, algo semelhante ao que ocorreu na Rua Tolentino Filgueiras. A via do Gonzaga passou por reformas e hoje é um dos grandes cartões portais de Santos, seja pela gastronomia, lazer ou turismo, afinal são diversas opções de restaurantes e bares.

Além disso, o governador vai aumentar o repasse para a Casa da Mulher, que é um espaço para desenvolver políticas públicas para mulheres em situação de vulnerabilidade.

lém das festividades comemorativas e alusivas a José Bonifácio, com ida ao Panteão dos Andradas, o governador encerra a agenda no Emissário Submarino para fazer a entrega da segunda etapa da reforma do espaço, que contempla a quadra de basquete 3 x 3 e a pista de patinação.

Em maio, a Prefeitura de Santos abriu a licitação para a terceira fase de modernização do local. Nesta etapa será implantado um espaço com brinquedos, revitalização das vias e a reforma dos banheiros públicos e da estrutura no Emissário, além do monumento idealizado pela artista plástica japonesa Tomie Ohtake.

Importância

Deputada estadual à época, a atual vereadora Telma de Souza destacou a importância de José Bonifácio para a história do Brasil. “Quando eu assumi o cargo na Assembleia Legislativa, uma das propostas foi realmente transferir a capital do Estado para Santos no dia 13 de junho pelo legado de José Bonifácio”, destacou.

A vereadora explica que José Bonifácio teve um papel essencial para a construção do País. “José Bonifácio foi um grande homem tanto no lado afetivo, emocional e político. Ele preparou Dom Pedro II para assumir o cargo, após o pai ter voltado para Portugal”, ressaltou. Importante frisar que o projeto de Telma de Souza virou lei estadual por meio do decreto 15.049.

Outro ponto importante que Telma cita é a aproximação do Estado com os municípios da Baixada Santista. “Neste dia, os prefeitos da região têm contato direto com o governador que pode atender as demandas da Baixada, trazendo investimentos, além de acompanhar de perto o cenário que vive a população”, salientou. Por fim, Telma enfatizou a relevância do debate no Porto de Santos, o maior da América Latina nas vias municipais e estaduais.

200 anos

A figura de José Bonifácio ganha maior destaque neste ano, por conta dos 200 anos da Independência do Brasil, comemorado no dia 7 de setembro.

O santista que nasceu em 1763 é uma das principais figuras da história do País, tendo um papel importante na construção de uma nação que foi das últimas da América Latina a se tornar independente.

Um memorial será construído na Praça Mauá, onde hoje funcionam os banheiros públicos, em frente ao Palácio… José Bonifácio, sede da prefeitura.

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.