Santos terá Dia D contra o Aedes Aegypti neste sábado | Boqnews
Foto: Divulgação/Ag. Brasil Dengue

Santos

06 DE MAIO DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

Santos terá Dia D contra o Aedes Aegypti neste sábado

Haverá visitas a imóveis, aplicação de inseticida nos cemitérios, raspagem nas vias públicas, orientação e entrega de material informativo

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Um dia inteiro voltado ao combate do mosquito Aedes aegypti, com eliminação de criadouros nos imóveis, aplicação de inseticida nos cemitérios, raspagem nas vias públicas, orientação e entrega de material informativo à população, carro de som e pedágio. Assim será o Dia D de Mobilização contra o Aedes aegypti, que acontece em Santos a partir das 9h deste sábado (8), com abertura da programação na Praça das Bandeiras, na orla do Gonzaga, onde será instalado um estande educativo.

“ São 133 agentes de combate a endemias, mais pessoal de apoio, envolvendo cerca de 200 pessoas nessas ações. Vamos percorrer todas as regiões da Cidade para conscientizar a população. Fizemos um levantamento que nos mostrou que os criadouros mais comuns estão dentro das residências”, afirma Adriano Catapreta, secretário municipal de Saúde.

O mosquito Aedes aegypti é transmissor da dengue e da chikungunya, doenças que já atingiram, respectivamente, 897 e 1.163 pessoas em Santos apenas em 2021. Um homem, de 87 anos, morador do Macuco, morreu em decorrência da chikungunya em março. Outras doenças transmitidas pelo mosquito são a zika e a febre amarela urbana, não registradas na Cidade neste ano.

“Estamos em uma situação de alto risco de transmissão dessas doenças e é muito importante que as pessoas não descuidem de suas casas. Cada um precisa reconhecer sua responsabilidade no enfrentamento ao mosquito. Nesta data, queremos unir forças entre a rede de Saúde e a população, para que todos se tornem agentes multiplicadores no controle destas doenças”, explica Ana Paula Valeiras, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde.

Programação

As atividades começam às 9h, na Praça das Bandeiras, no Gonzaga, onde a equipe do IEC (Informação, Educação e Comunicação), da Secretaria Municipal de Saúde, distribuirá material informativo e orientará os moradores sobre as doenças transmitidas pelo mosquito. Quinze fuzileiros navais, cedidos pela Marinha, auxiliarão no trabalho de conscientização.

Um carro de som, com mensagem de conscientização e faixas alusivas em suas laterais, percorrerá toda a orla de Santos. Na sequência, passará pelas regiões Central, Noroeste, Morros e Intermediária, retornando ao ponto inicial. O veículo foi cedido para a ação pelo Sindicato dos Químicos de Santos.

A Seção de Controle de Vetores realizará o ‘casa a casa’, com visitas aos imóveis em todos os bairros. Para isso, mais de 130 agentes farão o trabalho de vistoria e orientação. Todos estarão uniformizados e identificados com crachá.

Haverá também aplicação de inseticida nos três cemitérios municipais (Paquetá, Saboó e Areia Branca), já preparando-os para o Dia das Mães, data em que muitas pessoas costumam homenagear entes queridos.

A empresa Terracom fará raspagem de rua nas vias que possam servir como criadouros do Aedes aegypti. A ação ocorrerá simultaneamente às visitas casa a casa.

Quem estiver chegando em Santos também será envolvido. No semáforo da Av. Martins Fontes, quase em frente ao cemitério do Saboó, haverá pedágio educativo, com distribuição de sal para eliminar criadouros em ralos, sacolinhas de lixo para carros e folder informativo.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.