Santos terá dois drive thru de vacinação contra a gripe nesta sexta (8) | Boqnews
Foto: Divulgação

Cidades

07 DE MAIO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Santos terá dois drive thru de vacinação contra a gripe nesta sexta (8)

Vacinação ocorre das 10h às 15h, no Mendes Convention Center. e das 9h às 16h no Rádio Clube

Por: Saúde
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Santos terá dois drive thru para vacinar a população contra a gripe, nesta sexta-feira (8): das 10h às 15h, no Mendes Convention Center (Av. Francisco Glicério, 206, Campo Grande) e  das 9h às 16h, em frente à Policlínica do Rádio Clube (Av. Hugo Maia, s/nº).

A vacinação segue ainda em 30 policlínicas da Cidade  das 7h30 às 16h. O munícipe pode consultar onde há disponibilidade de doses no Santos Portal.

Devem ser vacinados os públicos-alvo da primeira e da segunda etapas da campanha de vacinação: maiores de 60 anos, profissionais de saúde, equipes de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e guardas civis municipais), pessoas com doenças crônicas, motoristas de transporte coletivo, portuários, caminhoneiros

“Em tempos de pandemia de covid-19, a vacinação contra as demais gripes, em especial a H1N1, é muito importante. Como os sintomas são muito parecidos, se a pessoa já estiver vacinada e apresentar um quadro gripal, o médico faz o diagnóstico diferencial, descartando as gripes para as quais o paciente foi protegido e trabalhando como um caso suspeito de covid-19”, lembra Ana Paula Valeiras, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde.

O Ministério da Saúde alterou o cronograma de vacinação dos próximos públicos que devem ser vacinados contra a gripe. O Dia de Mobilização Nacional (Dia D), que seria realizado neste sábado (9), foi cancelado. E os demais públicos foram subdivididos em dois.

Dessa forma, a terceira etapa da campanha inicia na próxima segunda-feira (11) para crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias) e pessoas com deficiência.

Uma semana depois (18), passam a ser vacinados os professores e os adultos de 55 a 59 anos. A campanha segue até 5 de junho.

A vacina não é indicada para pessoas com febre, as quais deverão adiar a aplicação até a melhora do quadro. Também não devem ser imunizadas as pessoas com alergia a ovo, histórico de anafilaxia ou que tiveram Síndrome de Guillain-Barré no período de até 30 dias após receber a dose anterior, necessitando de avaliação médica para liberação da dose.

Produzida pelo Instituto Butantan, a vacina protege contra os vírus influenza A (H1N1), A (H3N2) e B e leva cerca de dez dias para que o organismo produza os anticorpos para combater esses vírus. As doses são feitas de vírus inativos, fragmentados e purificados – ou seja, de forma alguma causam a doença.

O que levar

Para a vacinação, é preciso apresentar documento de identificação com foto (RG ou CNH, por exemplo) ou identificação profissional. Também é recomendado levar carteira de vacinação e Cartão SUS, se tiver.

As pessoas com comorbidades e situação clínica especial podem apresentar um dos seguintes comprovantes:

  • prescrição médica
  • receita de medicamento,
  • anotação em prontuário das unidades de saúde
  • cadastro em programas de controle de doenças crônicas
  • comprovante de vacinação para influenza em anos anteriores ou caderneta de vacinação com registro da vacina de influenza nos anos anteriores.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.