Santos terá levantamento de italianos e ascendentes | Boqnews
Foto: Susan Hortas/PMS/Secor

Santos

01 DE SETEMBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Santos terá levantamento de italianos e ascendentes

O cadastro deve acabar em dezembro e a intenção é traçar o perfil dessa comunidade, onde mora, onde trabalha e qual a formação escolar

Por: PMS
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Dezenas de pessoas acompanharam as comemorações da Societá Italiana di Santos que ocorreu no último sábado (30). Foto: Susan Hortas/PMs/Secor

Dezenas de pessoas acompanharam as comemorações da Festa das Nações que ocorreu no último sábado (30).
Foto: Susan Hortas/PMs/Secor

A Societá Italiana di Santos inicia em setembro um levantamento dos italianos e descendentes que vivem na cidade. O cadastro deve acabar em dezembro e a intenção é traçar o perfil dessa comunidade, onde mora, onde trabalha e qual a formação escolar.

As pessoas devem procurar a entidade à Avenida Ana Costa, 311 – cobertura, de segunda a sexta-feira das 14 às 22h ou aos sábados, das 9 às 13h. Os documentos necessários são RG, CPF e comprovante de residência.

As informações foram dadas pela presidente da instituição, Célia Bertolini,no último sábado (30), durante as comemorações pelos 117 anos da societá, na Fonte dos Sapos. O evento foi organizado pela Secretaria da Defesa da Cidadania (Secid).

Em outubro começam os cursos de genealogia (origem das famílias e dos nomes) e de culinária italiana. Ela disse que com a internet os jovens se distanciaram das tradições, de suas origens e a entidade pretende valorizar esses princípios.

Festa das Nações
Dezenas de pessoas acompanharam as comemorações da Societá Italiana di Santos. Houve apresentação das bandas Carlos Gomes e Antonio Bittencourt Giovanni e de grupo de palhaços. As canções italianas foram acompanhadas pelas palmas do público.

O secretário-adjunto da Secid, Nicola Margiotta Junior, disse que a importância do evento vai além das comemorações, passa pela valorização das etnias. “Já fizemos trabalhos com as comunidades cigana, portuguesa e italiana. A intenção é em 2015 realizarmos a Festa das Nações, Santos vai na contramão de onde acontece conflitos étnicos, estamos semeando a cultura da paz entre os povos”.

Colônia
Costanzo Casu nasceu em Roma, está no Brasil há 18 anos e vê algumas semelhanças entre santistas e italianos. Citou entre essas o porto e a praia, que o fazem lembrar de Nápoli e Genova, mas elege como a maior semelhança a hospitalidade dos dois povos. “O santista acolhe muito bem, tanto que não senti dificuldade em adaptação”.

Liliana Blasioli Barbieri é filha de italiano, vindo de Abbruzzo (região central) e também apontou a acolhida como a marca dos dois povos, além da praia. “Muitos italianos chegaram a Santos pelo porto e não saíram daqui porque a população é hospitaleira e a Copa do Mundo deixou isso evidente”.

Irma Bason é neta de italiano e elegeu a praia como o ponto comum entre as nações. “O mar está na alma italiana. Tanto que muitos que fixaram residência e trabalharam em São Paulo, na aposentadoria querem morar em Santos”.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.