Santos terá verba do PAC das Cidades Históricas | Boqnews

Cidades

03 DE NOVEMBRO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Santos terá verba do PAC das Cidades Históricas

O reconhecido trabalho que realiza para o resgate e valorização do seu patrimônio cultural garantiu a Santos a inclusão no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) das Cidades Históricas, iniciativa do governo federal. O município é o único de São Paulo beneficiado já no primeiro lote que prevê, ainda para este ano, investimentos da ordem […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O reconhecido trabalho que realiza para o resgate e valorização do seu patrimônio cultural garantiu a Santos a inclusão no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) das Cidades Históricas, iniciativa do governo federal. O município é o único de São Paulo beneficiado já no primeiro lote que prevê, ainda para este ano, investimentos da ordem de R$140 milhões.


O total de recursos será distribuído entre 32 cidades de 17 estados, para apoio à preservação e recuperação de monumentos arquitetônicos, além de incentivo ao desenvolvimento social e econômico. O programa, lançado no último dia 21, em Ouro Preto (MG), além de atuar na preservação do patrimônio, promoverá a requalificação urbanística, melhorando a infraestrutura urbana e social, entre outras ações que serão definidas, a partir das prioridades estabelecidas pelos municípios beneficiados por meio do Plano de Ação de Cidades Históricas.


Exemplos recentes, como a recuperação do Teatro Guarany e da Casa do Trem Bélico, na região central, consolidaram Santos como uma das mais organizadas localidades históricas brasileiras. Outro fator que colaborou à inclusão da cidade, nesta etapa inicial, foi a parceria entre os poderes públicos, as instituições privadas e a sociedade civil, que possibilitou a eficiência nos resultados de restauro e preservação de edifícios arquitetônicos e de impacto social.


A partir de agora, os municípios assistidos precisarão apresentar as consequências destes investimentos, cumprindo as metas anuais e as estratégias de como a verba foi aplicada. Inicialmente, os locais contemplados deverão priorizar os recursos nos seguintes itens: instalação da fiação elétrica, melhora na qualificação urbanística, restauração de construções históricas e contenção de encostas.
 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.