Santos troca três mil lâmpadas visando orla com maior segurança e iluminação | Boqnews
Foto: Divulgação

Serviços Públicos

08 DE NOVEMBRO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Santos troca três mil lâmpadas visando orla com maior segurança e iluminação

Substituição estará completa até o final de dezembro

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Até o final do próximo mês, a Prefeitura concluirá a substituição, por lâmpadas de LED, de três mil pontos de iluminação na orla.

Sendo assim, o que garantirá melhoria de 50%, em média, na luminosidade. Por oferecer luz branca, a tecnologia LED, que não utiliza o termo lâmpada. Mas sim luminária, garante mais segurança ao permitir melhor visualização e definição de cores e facilitar a supervisão por parte das câmeras de monitoramento.

Para o prefeito Rogério Santos, a novidade é uma das demonstrações que a Cidade faz pela qualidade de vida. “Santos se destaca por ter sua gestão fundamentada nos princípios da sustentabilidade e pela atenção à tecnologia.

A nova iluminação em LED é mais econômica, facilita a manutenção, proporciona maior visibilidade, facilitando o trabalho de monitoramento por câmeras, e ajuda a preservar o meio ambiente. É assim que trabalhamos, com planejamento e ações que tornam nossa Cidade cada vez mais sustentável, segura e atrativa para os santistas e turistas”.

Atualmente, a orla tem tipos diferentes de iluminação nas 67 torres da faixa de areia, calçadão, jardins, ciclovia e no canteiro central das avenidas da orla, de acordo com o secretário Wagner Ramos, titular da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp).

“Agora, todos esses locais contarão com lâmpadas de LED”, explicou ele, comentando que só uma parte do calçadão dispunha da tecnologia ‘light emitting diode’ (diodo emissor de luz, em português). A iluminação era à base de lâmpadas de vapor metálico, também denominadas lâmpadas de descarga.

Importância

Dessa forma, a substituição, que começou há cerca de um mês, garantirá economia de 30%, em média, acrescenta o engenheiro eletricista Paulo Aguina, da Seserp, responsável pela supervisão e coordenação dos serviços. “Além disso, as unidades de LED exigem menos manutenção, possuem vida útil de até 100 mil horas e contam com distribuição fotoluminotécnica de maior qualidade, o que beneficia o campo de visão tanto do pedestre como do motorista”, frisou.

Aguina destaca ainda que o meio ambiente também é beneficiado com as lâmpadas de LED, pois são sustentáveis e conseguem reduzir a emissão de dióxido de carbono na atmosfera.

Já as luminárias de vapor de sódio, com tons amarelados, têm menor índice de reprodução de cor. “Isso significa que elas impactam e modificam a distinção de tonalidades. Um veículo branco, por exemplo, ganha tons de creme, por conta do tipo de radiação desses modelos”, explica.

A Prefeitura vem promovendo a modernização da iluminação pública em diversas localidades. Em agosto, os 133 pontos da Avenida Bandeirantes (Alemoa), ganharam iluminação com lâmpadas de LED, de 150 Watts, em substituição às de vapor de sódio de 250 Watts.

A melhoria se estendeu, em setembro, ao bairro Piratininga.

Dessa maneira, onde houve substituição de 110 lâmpadas de 150 Watts de vapor de sódio por unidades de 80 Watts de LED, e outras 15 de 400 Watts de vapor metálico por peças de 150 Watts de LED.

Ainda em setembro, oito vias do José Menino tiveram benefício: Praça Washington, Avenida Barão de Penedo. E as ruas Santa Catarina, Tupis, Décio Stuart, Rio Grande do Sul, Alfredo Ximenes e Guilherme Álvaro.

Na Praça Washington, houve a troca de 24 lâmpadas de 400 Watts de vapor de sódio por unidades de 150 Watts em LED.

Contudo, nas ruas Tupis, Santa Catarina e Décio Stuart foram trocadas, respectivamente, 12, 11 e 5 unidades. Essas vias contavam com lâmpadas de 250 Watts, potência de iluminação presente também na Rua Rio Grande do Sul, onde a mudança atendeu a 14 pontos.

Além disso, na Barão de Penedo, foram substituídas 23 lâmpadas. E nas ruas Alfredo Ximenes e Guilherme Álvaro, 17 e 9 unidades, respectivamente, todas com 250 Watts.

No início do mês passado, foram concluídos os serviços na Praça Caio Ribeiro de Moraes e Silva, a praça do Sesc (Aparecida.

Desse modo, que ganhou 74 luminárias de LED de 80 Watts e outras 73 de 50 Watts, além de novos postes de fibra de vidro. Esse material é de alta durabilidade e resistência, isento de problemas ligados à corrosão e com elevada rigidez dielétrica.

Portanto, o que evita possíveis acidentes ligados a descargas elétricas.

A melhoria da iluminação pública está a cargo do consórcio formado pelas empresas Seven, Quantun e Fortnort (SQF IP Santos), responsável pela manutenção da iluminação pública e expansão da rede desde abril de 2023. Ele substitui a Sadenco Engenharia, responsável desde 2015.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.