Santistas de nascimento ou coração consideram a Cidade, que comemora 472 anos nesta sexta (26), boa para se viver (53,4%). Este índice, porém, sofre variações dependendo do local de moradia dos entrevistados.
A soma dos indicadores ótimo e bom chegam a 81,4% entre aqueles que residem na ZE 272ª (Embaré, Aparecida, Ponta da Praia, Macuco e Estuário), 77,1% entre os residentes na ZE 273ª (Boqueirão, Gonzaga, Pompeia, José Menino, Campo Grande, Vila Belmiro e Marapé) e cai para 66,4% entre os residentes na ZE 118ª (morros, Zona Noroeste, Encruzilhada e bairros centrais).
O conceito sobre a Cidade difere do local de moradia do santista.
Apesar do Município ter uma das maiores arrecadações do País, milhares de pessoas ainda vivem em más condições sociais por aqui.
E, é claro, tem visões distintas sobre ela.
Não é à toa que 12,9% dos entrevistados gostariam que o Município oferecesse maior justiça social.
Somando este tópico aos itens Empregos para Todos (25,9%) e Moradia para Todos (9,9%) percebe-se o impacto destas discrepâncias entre a Santos da orla e a dos bairros internos.
Ou seja, opiniões distintas de acordo com as próprias realidades.
Veja o quadro completo
Nota 7,0
Para os santistas, Santos é uma cidade nota 7,0, com base na média ponderada (multiplicação da nota com o total de entrevistados, excluindo os indecisos).
Os moradores dos bairros da Zona Leste deram, em média, notas maiores que os da Zona Noroeste/morros.
Pontos turísticos
Os jardins são o verdadeiro cartão-postal da Cidade, na opinião dos entrevistados.
Um em cada três escolheu este ponto turístico como a melhor imagem a ser fotografada para comemorar o aniversário do Município.
Ao longo dos seus 5.335 metros de comprimento e 218,8 mil metros quadrados de área – o equivalente a quase 31 campos de futebol – estão 90 espécies de plantas distintas, com destaque aos biris vermelhos, crisântemos brancos, amarelo, lírios, mini rosas e jasmins.
São 1.746 árvores, sendo 943 palmeiras de 21 espécies diferentes.
Entre as demais, destaque ao chapéu-de-sol. Pelo menos 20 funcionários da Prefeitura atuam de forma direta e indireta na manutenção dos jardins, que foi idealizado há mais de um século pelo engenheiro Saturnino de Brito.
Os primeiros trechos surgiram em 1920, mas os atuais modelos surgiram na década de 30.
Quer saber mais sobre a pesquisa? Acesse este link
Confira o vídeos produzido pela Boqnews TV para comemorar os 472 anos de Santos.