Santos vai gerar mais 2,6 mil vagas gratuitas para cursos e atividades | Boqnews
São diversas vagas de cursos/Foto: Divulgação/PMS

Oportunidades

07 DE OUTUBRO DE 2022

Santos vai gerar mais 2,6 mil vagas gratuitas para cursos e atividades

Parceria representa aumento de 130% nas vagas das vilas criativas

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Atividades de lazer, esportivas e de qualificação profissional vão se espalhar por toda a cidade de Santos no mês de outubro. Este será o primeiro impacto das novas 2,6 mil vagas gratuitas que serão oferecidas pelas Vilas Criativas, por meio da parceria assinada pela Prefeitura, através da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), com cinco organizações sociais, na manhã desta quinta-feira (6), no Salão Nobre do Paço Municipal. As inscrições já começam nesta segunda-feira (10).

O investimento será de R$ 1,7 milhão no contrato com as entidades, possibilitando um aumento de 130% em relação às vagas que atualmente são ofertadas nas Vilas Criativas (cerca de 2 mil). As parcerias serão com as organizações sociais Arcanjo Rafael, Arte no Dique, Uacep, Esporte e Lazer e Construindo o Amanhã, escolhidas por chamamento público e que vão fornecer os professores para as aulas.

As unidades que sediarão os cursos serão: Vila Nova, Vila Progresso, Penha, Campo Grande, Sênior, Encruzilhada, Zona Noroeste e Nova Cintra.

“Temos o interesse de investir no ser humano de maneira integral, com educação, esporte e cidadania. Nossa cidade é inovadora e referência internacional, reconhecida pela Unesco através do trabalho desenvolvido pelas Vilas Criativas. Vamos aumentar esse investimento criando um desenvolvimento em cadeia, que só é possível através da capacitação”, disse o prefeito Rogério Santos, explicando o investimento nas Vilas Criativas.

Para a secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino, essa é a efetivação das Vilas Criativas como política pública. “Vamos atender cada vez mais pessoas, aumentando a formação em cultura, no empreendedorismo e, consequentemente, gerar renda e desenvolvimento em todas as áreas da Cidade”.

As inscrições são realizadas nos próprios equipamentos, a partir de segunda-feira (10). Basta comparecer com comprovante de residência e documento pessoal.

As atividades terão início a partir de 17 de outubro, as modalidades são para todas as idades, entre elas circo, teatro, desenho de arte visual, oficina de DJ, pedreiro, corte e costura, estamparia artesanal, barbershop, pilates, balé, hip hop, skate, inglês, inclusão digital, ginástica geriátrica, entre outras.

Outras 30 vagas (além das 2,6 mil) serão ofertadas para Ecofábrica Criativa (Zona Noroeste), mas essas não possuem inscrição, sendo direcionadas ao público referenciado de pessoas cadastradas nos sistemas da Secretaria de Desenvolvimento Social.

As Vilas Criativas são equipamentos-chave da Prefeitura na estratégia de fomentar as atividades criativas em suas mais diversas expressões e a criação e aplicação de políticas públicas para incentivar a inovação aliada à criatividade, com o intuito de promover o desenvolvimento econômico e social.

Instaladas nos bairros de maior vulnerabilidade social (menor IDH), atendem atualmente entre 5 e 8 mil pessoas por ano com qualificação profissional, bem como atividades culturais e de convívio social, fortalecendo as capacidades sociais, civis e políticas de grupos menos favorecidos. Inclusive, a experiência destes equipamentos é destaque no livro ‘Cidades, Cultura, Criatividade: alavancando cultura e criatividade para o desenvolvimento urbano sustentável e crescimento inclusivo’, publicado pela Unesco em 2021.

No ano passado, mais de 3,2 mil alunos frequentaram cursos de qualificação nas Vilas Criativas, nas mais diversas áreas como gastronomia (pizzaiolo, brigadeiro gourmet, doçaria brasileira, hambúrguer artesanal e cupcake), moda e beleza (técnicas de montagem de bijuterias, aromaterapia, design de sobrancelha e depilação facial), vendas (como atrair mais clientes, fotos de produtos para redes sociais, marketing digital em redes sociais para e-commerce, como anunciar nas redes sociais, configuração de market place, atendimento ao cliente) e tecnologia (lógica de programação e informática básica).

Nas aulas deste ano, centenas de alunos já frequentaram os cursos, todos sempre com inscrição gratuita e realizados em parceria com instituições de renome como o Sebrae e Senac.

Confira as vagas

Vila Nova (Praça Rui Ribeiro Couto s/nº)
ALONGAMENTO – 60
BALÉ – 80
BASQUETE – 60
CIRCO – 25
DESENHO DE ARTE VISUAL – 30
FUTSAL – 50
RECREAÇÃO – 45
PILATES – 40
POWER DANCE – 40
KICKBOXING – 40
PERCUSSÃO – 10

Vila Progresso (Rua 3 s/nº)
BOXE – 40
CIRCO – 20
GINÁSTICA 3ª IDADE – 30
GINÁSTICA RÍTMICA – 40
HIP HOP – 20
INGLÊS – 24
MAQUIAGEM – 24
MUAI THAY – 90
PANIFICAÇÃO – 24
PILATES – 60
TAEKWONDO – 24
VIOLÃO – 24

Penha (Rua Brigadeiro Newton Braga, 39)
RITMIX KIDS – 20
DANÇA DE SALÃO – 40
RITMOS SÊNIOR – 40
CULINÁRIA – 40
BASQUETE – 20
FUTSAL – 45
MUAI THAY – 20
MUSCULAÇÃO – 60
VIOLÃO – 22

Campo Grande (Avenida Pinheiro Machado, 635)
DANÇA DE SALÃO – 60
TEATRO – 15
PERCUSSÃO – 25
CANTO – 30
PINTURA EM TECIDO – 20
OFICINA DE DJ – 20
OFICINA DE ARTE – ARTETERAPIA – 10
RITMIX – 30
GINÁSTICA – 50
ALONGAMENTO – 40
CROCHÊ – 30
BORDADO – 30
INGLÊS – 15
INCLUSÃO DIGITAL – 20

Sênior (Rua Alfaya Rodrigues, 260)
ALONGAMENTO – 20
PILATES – 20
MINDFULLNESS – 20
GINÁSTICA GERIÁTRICA – 30
RITMO SÊNIOR – 20
DANÇA DE SALÃO – 20

Encruzilhada (Rua Barão de Paranapiacaba, 14)
GINÁSTICA – 50
GINÁSTICA GERIÁTRICA – 50
CULINÁRIA – 15
DANÇA DE SALÃO – 120
RITMIX – 40
TEATRO – 25
OFICINA DE ARTES – 20
PINTURA EM TELA – 15
PINTURA EM TECIDO – 10
OFICINA DE DJ – 100
CROCHÊ – 15
BORDADO – 30
INGLÊS – 15
INCLUSÃO DIGITAL – 12
PERCUSSÃO – 15

Zona Noroeste (Avenida Hugo Maia, 293, Rádio Clube)
MAQUIAGEM – 10
MANICURE E PEDICURE – 10
CABELO FEMININO – 10
BARBERSHOP – 20
ESTAMPARIA ARTESANAL – 20
PEDREIRO – 20
CORTE E COSTURA – 90

Nova Cintra (Avenida Antônio Manoel de Carvalho s/nº)
SKATE – 160

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.