São Paulo Railway comemora 158 anos com passeio de bonde temático | Boqnews
Foto: Arquivo/PMS

Cidades

12 DE FEVEREIRO DE 2025

Siga-nos no Google Notícias!

São Paulo Railway comemora 158 anos com passeio de bonde temático

Os ingressos custam R$ 7,00 e podem ser adquiridos na bilheteria do Museu Pelé

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A primeira ferrovia paulista, a São Paulo Railway, completa 158 anos de inauguração. Para celebrar a data, a cidade promoverá neste domingo (16) um passeio de bonde temático com música e contação de histórias.

A guia de turismo e atriz Cláudia Torres e o ator Wagner Bastos conduzirão a atividade, relembrando fatos históricos e destacando a importância da ferrovia para o desenvolvimento de São Paulo e do Brasil.

O passeio também contará com a presença do Lord Smith e da Baronesa do Café Emendengarda, que trarão diversão e brincadeiras para os passageiros.

O bonde sairá da Estação do Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre) nos seguintes horários: 13h30, 14h30, 15h30 e 16h30.

Os ingressos custam R$ 7,00, e o público pode comprá-los na bilheteria do Museu Pelé, com pagamento em dinheiro ou via Pix. Estudantes, professores e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Crianças de até cinco anos que estiverem no colo não pagam.

História da São Paulo Railway

A São Paulo Railway Company (SPR) construiu a primeira ferrovia do estado de São Paulo. A ferrovia foi inaugurada em 16 de fevereiro de 1867 e tinha 139 km de extensão, ligando o porto de Santos à cidade de Jundiaí.

O trajeto cruzava cidades importantes como Cubatão, Paranapiacaba, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Mauá, Santo André e São Caetano do Sul, até chegar à capital paulista. Na época, a ferrovia desempenhou um papel fundamental no transporte do café, que impulsionava a economia da região.

Em 1992, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) assumiu a operação da ferrovia, após a divisão da linha. Atualmente, a Linha 7-Rubi cobre o trecho entre Luz e Jundiaí, enquanto a Linha 10-Turquesa faz a ligação entre Brás e Rio Grande da Serra.

O Expresso Turístico também utiliza esses trechos para oferecer passeios até Jundiaí e Paranapiacaba. A MRS Logística opera o transporte de cargas entre Rio Grande da Serra e o porto de Santos, após receber a concessão para explorar o trecho.

O evento deste domingo celebra não apenas o aniversário da ferrovia, mas também reforça a sua importância para a história e o desenvolvimento do estado de São Paulo.

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.