Prefeitura de São Vicente decreta estado de calamidade pública | Boqnews

Chuvas

03 DE MARÇO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Prefeitura de São Vicente decreta estado de calamidade pública

A Prefeitura de São Vicente decretou estado de calamidade pública, em razão das consequências das chuvas que atingiram a Cidade nas últimas horas, que provocou deslizamentos nos morros do Itararé, Barbosas, Ilha Porchat e Parque Prainha, neste último há duas pessoas desaparecidas.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O prefeito Pedro Gouvêa decretou estado de calamidade pública em São Vicente, em razão das consequências das chuvas que atingiram a Cidade nas últimas horas. A Defesa Civil registrou

O desabamento ocorreu por volta da meia-noite de ontem. As equipes do Corpo de Bombeiros trabalham nas buscas.

Na Vila Valença, o chão do banheiro de uma clínica de repouso cedeu e um idoso está desaparecido. O local foi interditado. As famílias de sete idosos foram notificadas. Eles foram acolhidos pela equipe da Secretaria de Assistência Social (Seas) e encaminhados para abrigo municipal.

Na Avenida Saturnino de Brito, no Parque Prainha, 07 moradias foram interditadas pela Defesa Civil. Onze pessoas foram atendidas pela Assistência Social – três adultos e oito crianças. Uma família, mãe e cinco filhos, foi encaminhada ao abrigo municipal.

Houve escorregamento de pedras na Avenida Newton Padro, próximo à Ponte Pênsil. Sem vítimas. A Secretaria de Trânsito e Transportes (Setrans) sinalizou a área. A orientação aos motoristas é que evitem trafegar pelo local.

No morro dos Barbosas houve escorregamento na região próxima ao hotel Chácara do Mosteiro. Não há vítimas. Os resíduos obstruíram a rua.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedup), atua em toda Cidade na remoção de resíduos provenientes dos escorregamentos e alagamentos.

A equipe, composta por representantes da Defesa Civil e de secretarias de governo trabalham desde a madrugada no atendimento às ocorrências.

No momento, a Cidade registra pontos de alagamentos nas regiões do Jóquei Clube e Cidade Náutica.

A Secretaria de Assistência Social (Seas) disponibiliza contato telefônico para atendimento de desabrigados/desalojados. É o (13) 3569-2222.

O Fundo Social de Solidariedade de São Vicente está recebendo doações de móveis, roupas, calçados, alimentos e materiais de higiene e limpeza. O endereço é Rua Benedito Calixto, 205, Centro. O horário de atendimento é das 9h às 17h. Telefone de contato (13) 3467-9118.

 

O prefeito Pedro Gouvea (ao centro de camisa rosa) avaliou os estragos provocados pela chuva com as equipes da Defesa Civil. Foto: Cássio Moraes/Seicom/SV

Transporte

Devido aos alagamentos, a circulação das linhas de transporte municipal, que atuam nos bairros Jóquei Clube e Cidade Náutica, está prejudicada.

O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) também teve a operação suspensa, devido a deslizamento de terra próximo ao túnel que faz a ligação entre as cidades de Santos e São Vicente.

Educação

A Secretaria de Educação (Seduc) suspendeu as aulas em seis escolas e duas creches devido às chuvas. Na Área Continental são EMEF Jorge BierrenbachSienra, EMEF Saulo de Tarso e Creche Sandra Antonelli. Na Área Insular, a EMEF Antonio Pacífico, EMEF Mauro Godoy, EMEI Regina Célia e Creche Geralda Enerstina da Silva.

Saúde

O Centro de Atendimento de Traumatologia e Ortopedia (Cato) e o Reabilitar I, na Cidade Náutica, e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Sambaiatuba, Pompeba e Vila Margarida tiveram as atividades suspensas devidos aos alagamentos.

Os equipamentos de urgência e emergência em saúde não registraram ocorrências e funcionam normalmente.

Acumulado pluviométrico

O acumulado de chuvas nas últimas 72 horas é de 330 mm. O total de chuvas registrado no mês de março é de 309,8 mm.O nível vigente é de alerta. O esperado para o mês é 400 mm.

A cidade registrou o mês de fevereiro mais chuvoso dos últimos 67 anos. O índice pluviométrico alcançou a marca histórica de 915,2 mm.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.