São Vicente é homenageada em mostra fotográfica em Brasília | Boqnews

Cidades

30 DE JULHO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

São Vicente é homenageada em mostra fotográfica em Brasília

O navegante Martim Afonso de Sousa finca sua espada na areia da praia, num gesto que sela a paz com o povo indígena, e funda a primeira Cidade do Brasil. Esta cena, representada todos os anos na praia do Gonzaguinha na Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, é uma das imagens que poderão […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O navegante Martim Afonso de Sousa finca sua espada na areia da praia, num gesto que sela a paz com o povo indígena, e funda a primeira Cidade do Brasil. Esta cena, representada todos os anos na praia do Gonzaguinha na Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, é uma das imagens que poderão ser vistas de 3 a 7 de agosto em Brasília, na exposição fotográfica “O Poder do Voto: a Primeira Democracia das Américas”, no anexo II da Câmara dos Deputados Federais. As imagens, digitalizadas, permitem uma interatividade do público com as fotos e vídeos. Às 18 horas do dia 5 acontece ato solene, com a presença de autoridades dos poderes Executivo e Legislativo.


A mostra revela São Vicente como o Berço da Democracia das Américas. “Mais que a apresentação de fotografias, trata-se da celebração do despertar da cidadania no continente americano”, destaca o prefeito Tercio Garcia, que estará na abertura do evento. Para o secretário de Cultura, Renato Caruso, a mostra é uma forma de São Vicente ter o reconhecimento de seu valor histórico para a construção da democracia no Novo Mundo. “Aqui se realizou a primeira eleição, foi constituída a primeira Câmara Municipal e onde o País começou a se formar politicamente a partir de 1532”.


A ideia do evento surgiu com o arquivo de fotos da Prefeitura de São Vicente, que possui vasto acervo de imagens da Encenação. No total, o público poderá percorrer dois corredores de 50 metros cada, com 72 fotos em paineis de 70x80cm, representando os personagens que fizeram a história do Brasil no século XVI. Também haverá quatro televisores de LCD 45”, com apresentação de trechos da peça teatral, obras de Benedicto Calixto e pontos turísticos de São Vicente. Outros dois monitores veicularão os discursos de posse dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Barack Obama.


A exposição é realizada pela Associação em Defesa da Saúde e da Família (Adesaf), iniciativa da Prefeitura de São Vicente e apoio da Câmara Municipal de São Vicente e gabinete do deputado federal Márcio França. Durante a exibição, será apresentado o troféu “Todo Poder Vem do Voto”, que homenageará em janeiro de 2010, durante a 28ª Encenação, instituições e personalidades que contribuem para garantir a democracia no País.


Serão agraciados a Associação Brasileira de Imprensa (ABI); o jornalista Carlos Heitor Cony, da Academia Brasileira de Letras; Ordem dos Advogados do Brasil Nacional (OAB); o empresário Fernando Gasparian (in memorian); Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Congresso Nacional, representado pelo presidente da Câmara, deputado federal Michel Temer; o ex-governador e ex-senador Mário Covas (in memorian); Tribunal Superior Eleitoral, representado pelo ministro Ayres Brito; o artista e teatrólogo José Celso Martines; União Nacional dos Estudantes (UNE); ex-deputado federal Vladimir Palmeira; Anistia Internacional, representada por Clara Charf e Terezinha Godoy Zerbini; o ex-deputado federal Ricardo Zarattini; o jurista Sérgio Sérvulo da Cunha; e o sindicalista petroleiro, Jacob Bittar.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.