São Vicente realiza a III Semana de Prevenção de Esquistossomose | Boqnews

Cidades

26 DE MAIO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

São Vicente realiza a III Semana de Prevenção de Esquistossomose

A Secretaria da Saúde de São Vicente realiza até esta sexta-feira (27) a III Semana da Prevenção da Esquistossomose. A iniciativa, que é realizada em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde, visa o combate do caso, por meio da realização de testes de detecção e eventual tratamento contra a doença, e também a distribuição […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Secretaria da Saúde de São Vicente realiza até esta sexta-feira (27) a III Semana da Prevenção da Esquistossomose. A iniciativa, que é realizada em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde, visa o combate do caso, por meio da realização de testes de detecção e eventual tratamento contra a doença, e também a distribuição de material educativo alusivo à esquistossomose, abordando a causa, os sintomas e o tratamento a ser feito contra a enfermidade.


O exame para diagnosticar a esquistossomose pode ser realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) da Cidade e em casos de confirmação, o tratamento será efetuado por agentes de saúdes na UBS mais próxima da residência do paciente.


Segundo estimativas da Secretaria de Estado da Saúde, entre 2008 e 2010, São Vicente registrou sete casos de contaminação no Município, além de outros 47 casos “importados”, nos quais os cidadãos contraíram a doença em outras localidades. A meta estipulada pela Secretaria Estadual da Doença é da erradicação da enfermidade em todo o Estado de São Paulo até o ano de 2015.


A esquistossomose é uma doença causada pelo parasita Schistosoma, e pode ser transmitida por caramujos que vivem em rios, lagos ou açudes contaminados por esgoto doméstico. Os ovos dos parasitas são eliminados nas fezes das pessoas contaminadas e, ao serem liberados na água, transformam-se em larvas que infectam os caramujos. O indivíduo ao entrar em contato com essa água contaminada acaba sendo infectado pelo parasita.


Os sintomas da doença vão desde vômitos e diarréias até problemas mais graves, como o aumento do tamanho do fígado e do baço, e podem levar o paciente a óbito.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.