São Vicente realiza campanha de prevenção ao câncer bucal | Boqnews

Cidades

11 DE MAIO DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

São Vicente realiza campanha de prevenção ao câncer bucal

A Secretaria da Saúde de São Vicente, por intermédio da Diretoria de Atenção Básica, promove a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal. Trinta e quatro profissionais de odontologia, entre cirurgiões dentistas e auxiliares de Saúde Bucal, estão atuando em 14 das 19 Unidades Básicas de Saúde, a fim de examinar e orientar […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Secretaria da Saúde de São Vicente, por intermédio da Diretoria de Atenção Básica, promove a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal. Trinta e quatro profissionais de odontologia, entre cirurgiões dentistas e auxiliares de Saúde Bucal, estão atuando em 14 das 19 Unidades Básicas de Saúde, a fim de examinar e orientar a população idosa, a respeito da prevenção do câncer bucal.


Até 21 de maio, as 14 UBSs estarão participando da campanha, oferecendo exames bucais no horário das 7 às 17 horas. O câncer bucal não dói na fase inicial e pode atingir lábios, bochecha, assoalho da boca e gengivas. Se for diagnosticado na fase inicial, as chances de cura e sucesso no tratamento são maiores. Cerca de 50% a 60% das pessoas que procuram o dentista já se encontram em fase avançada da doença e, sem possibilidade de tratamento, podendo levar até a morte.


Segundo informa a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria, a idade acima de 40 anos, o vício de fumar cigarro e cachimbo, o consumo do álcool, a má higiene bucal, dentes com bordas cortantes e o uso de próteses (dentaduras e pontes) mal adaptadas são fatores que aumentam os riscos da doença.


“Os sintomas que podem indicar o câncer bucal são feridas na boca que não cicatrizam em uma semana”, destaca Marcela, lembrando que essas feridas são indolores, podendo sangrar ou não, além de manchas avermelhadas, dificuldade para falar, mastigar e engolir, emagrecimento acentuado, dor e presença de caroço no pescoço, nas fases mais avançadas. O exame a ser realizado pelos profissionais de odontologia não dói.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.