São Vicente recebe campeonato mundial de queda de braço | Boqnews

Cidades

12 DE SETEMBRO DE 2012

Siga-nos no Google Notícias!

São Vicente recebe campeonato mundial de queda de braço

A partir desta quinta-feira (13/09) São Vicente receberá mais de 800 atletas do esporte conhecido popularmente no Brasil como “Braço de Ferro”. A Cidade sediará até este domingo (16/09) o Campeonato Mundial de Luta de Braço, que envolve 830 competidores de 50 países. O evento acontece das 10 às 19 horas no Centro de Convenções […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
A partir desta quinta-feira (13/09) São Vicente receberá mais de 800 atletas do esporte conhecido popularmente no Brasil como “Braço de Ferro”. A Cidade sediará até este domingo (16/09) o Campeonato Mundial de Luta de Braço, que envolve 830 competidores de 50 países. O evento acontece das 10 às 19 horas no Centro de Convenções (Avenida Capitão Luís Pimenta, 811 – Parque Bitaru). 
Os atletas participantes serão premiados com medalhas e troféus. Os países que vão disputar as categorias são: Afeganistão; África do Sul; Alemanha; Argentina; Armênia; Austrália; Áustria; Bélgica; Bielorússia; Bolívia; Brasil; Bulgária; Canadá; Cazaquistão; Chile; China; Croácia; Egito; Emirados Árabes; Escócia; Eslováquia; Espanha; Estados Unidos; Finlândia; França; Geórgia; Grécia; Holanda; Índia; Inglaterra; Irlanda; Israel; Itália; Japão; Letônia; Lituânia; Marrocos; México; Mongólia; Nigéria; Noruega; Palestina; Panamá; Paquistão; Polônia; República Checa; Romênia; Rússia; Suécia; Suíça; Tailândia; Tajiquistão; Turquia; Ucrânia; Uzbequistão. 
O campeonato existe há 34 anos e é organizado pela Confederação Brasileira de Luta de Braço e Halterofilismo, com apoio da Prefeitura Municipal de São Vicente, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer do Município (Sespor), e das secretarias do Estado de Esporte, Lazer e Juventude e de Turismo. A última edição do evento aconteceu em Almaty, no Cazaquistão. 
Atualmente, o Brasil ocupa a 5ª colocação no ranking de lutadores de braço no mundo, sendo o primeiro no ranking mundial Feminino, primeiro no Masculino, segundo na categoria Master+40, terceiro na categoria Júnior e pentacampeão mundial para portadores de deficiência física. Segundo um dos organizadores do evento no Brasil, Paulo Rogério de Oliveira Sabioni (Periquito), a modalidade cresceu muito desde a criação da Confederação Brasileira de Luta de Braço (CBLB) no ano de 1994. “Com o tempo, conseguimos apoio recebido pela Secretaria Nacional de Esportes de Alto Rendimento, Ministério de Esportes e, mais recentemente, da Secretaria da Juventude Esporte e Lazer do Estado de São Paulo. Sendo assim, estamos mantendo equipes Júnior, Adulto, Master, e portadores de deficiência física participando em todos os campeonatos mundiais. Outra grande vitória da modalidade são os programas de bolsa-atleta que “bracistas” filiados à CBLB foram contemplados nos Estados da Paraíba, Mato Grosso do Sul e atualmente pelo programa de bolsa do Ministério de Esportes”, explica Periquito. 
Quem quiser conferir as disputas no Centro de Convenções, a entrada é franca. A próxima edição do Campeonato Mundial de Luta de Braço será realizada em Varsóvia, na Polônia. 
Esporte – Segundo as organizações e os praticantes da Luta de Braço, não há uma data específica para o surgimento deste esporte. O que se sabe é que este desafio entre duas pessoas usando o braço vem antes de Cristo, prova disto é que civilizações como egípcia, grega e romana esboçaram esta prática em pinturas, escrituras, estátuas etc. 
No Brasil, a Luta de Braço tornou-se um esporte conhecido na década de 1950, quando um importante jornal de esporte (Gazeta Esportiva) passou a realizar campeonatos populares no País. Neste cenário, surgiram nomes como: Nivaldo Felix Cerqueira, Hugues Jorge, Miro Olaves, João Dimasio, Jorge Zeleniquea, Sérgio Capeli, Celso Capeli, Célio Capeli, Silvio Fiuza, Nelson Costa de Araújo, Renato Corio e outros que se tornaram atletas de maior expressão naquela época. Esses eventos realizados pela Gazeta Esportiva duraram até a metade da década de 1960. 
A prática desta modalidade tornou-se um esporte oficial internacionalmente em 1967, quando foi fundada a World Armwrestling Federation (WAF), entidade que hoje tem cerca de 117 países filiados. No Brasil, a Luta de Braço tornou-se oficial em 1977. 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.