Secretaria da Saúde de Guarujá amplia locais para realização do Teste do Pezinho | Boqnews

Cidades

24 DE ABRIL DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Secretaria da Saúde de Guarujá amplia locais para realização do Teste do Pezinho

Com o intuito de proporcionar maior acessibilidade das mamães à denominada triagem neonatal (teste do pezinho) a Secretaria de Saúde de Guarujá ampliou os locais para a realização do exame. A partir desta semana, o teste, que antes era realizado majoritariamente nas dependências da Unidade Especializada na Saúde da Mulher, passa a ser realizado também, nas […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Com o intuito de proporcionar maior acessibilidade das mamães à denominada triagem neonatal (teste do pezinho) a Secretaria de Saúde de Guarujá ampliou os locais para a realização do exame.
 
A partir desta semana, o teste, que antes era realizado majoritariamente nas dependências da Unidade Especializada na Saúde da Mulher, passa a ser realizado também, nas seguintes Unidades Básicas de Saúde:
 
– Morrinhos (terças-feiras, às 13 horas)
– Santa Rosa (sextas-feiras, às 9 horas)
– Unidade de Saúde da Família do Perequê (segundas-feiras, às 9 horas)
– Unidade de Saúde do Pae-Cará  (quartas-feiras, às 8 horas)
 
A Unidade de Saúde da Mulher continuará realizando o teste todas às segundas-feiras, às 13h30. Junto com o exame, as mamães podem realizar a imunização do bebê com a aplicação da BCG, que previne contra as formas graves da tuberculose e é uma das vacinações mais importantes efetuadas na infância.
 
Programa Nacional de Triagem Neonatal (teste do pezinho) – Instituído pelo Ministério da Saúde desde 2001, o Programa visa atender a todos os recém-nascidos em território brasileiro. Cerca de 15 doenças podem ser identificadas pelo teste. Entre elas a fenilcetonúria, o hipotireoidismo congênito, a anemia falciforme, a fibrose cistica, AIDS, rubéola e doença de Chagas congênita, entre outras hemoglobinopatias.
 
O teste do pezinho é feito a partir de gotas de sangue colhidas do calcanhar do recém-nascido (o ideal é após as primeiras quarenta e oito horas até uma semana de vida). A região escolhida se deve a grande quantidade de vasos sanguineos presentes no local. Uma única punção – rápida e quase indolor – é o suficiente para a coleta do material necessário para o diagnóstico precoce de doenças que podem ser maléficas à vida da criança.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.