Na segunda-feira (10), teve início a segunda etapa do projeto da Prefeitura para reestruturar o sistema de drenagem do Morro do José Menino, na Avenida Presidente Wilson, perto da Rua Monteiro Lobato. A meta é direcionar as águas pluviais do morro para o canal zero, próximo à divisa com São Vicente.
No final de semana, a primeira fase foi concluída, com o asfaltamento e liberação da pista São Vicente-Santos para o tráfego. Desse modo, também foram instaladas 36 aduelas de concreto armado, que ajudarão no escoamento das águas pluviais e no controle do fluxo, além de dois poços de visita nas extremidades da rede para facilitar a manutenção. Outras nove aduelas foram colocadas entre a nova rede e o canal zero, na faixa de areia, próximo à divisa.
A segunda fase, que deve terminar em cerca de um mês, envolve o canteiro central da avenida, na subida do Morro do José Menino. Portanto, os trabalhos, que estão concentrados na pista São Vicente-Santos, devem ser finalizados ainda esta semana, permitindo o asfaltamento e a liberação do tráfego. Por isso, em seguida, a obra será realizada no sentido Santos-São Vicente. “Já temos três pistas abertas nos dois sentidos da via”, explicou Rodrigo Monteiro Alves Corrêa, engenheiro civil da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos.
Neste trecho, serão colocadas 29 aduelas e um poço de visita na intersecção com a rede do morro. A nova rede de drenagem no morro, com 767 metros de tubulações de 0,60m, foi concluída em abril do ano passado. Sendo assim, as obras contam com apoio da CET e exigiram a remoção de parte do canteiro central da Presidente Wilson, que agora terá pistas reversíveis para melhorar o fluxo de veículos.
Terceira fase do projeto
A terceira fase do projeto, que também deve ser finalizada em cerca de um mês, implicará na interdição parcial da pista Santos-São Vicente para conectar as tubulações da Fase 2 com as aduelas já instaladas na Rua Monteiro Lobato. Ademais, a reestruturação da drenagem do Morro do José Menino, concluída no ano passado, envolveu 767 metros de tubulações, além da relocação de 220 metros de rede de água, a mesma metragem de rede de esgoto e 93 metros de tubulação de gás. Além disso, a nova rede de drenagem subterrânea diminui o escoamento superficial das águas pluviais, atendendo a uma demanda da Defesa Civil.
Com o objetivo de melhorar a captação da água, a área agora conta com 36 novos poços de visita, 26 bocas de leão e 25 bocas de lobo. Portanto, também foram renovados 7.624,60 metros quadrados de asfalto nas ruas Pedro Borges Gonçalves e Monteiro Lobato.
O projeto também incluiu a construção de uma nova escadaria de 30 metros, entre as ruas Sebastião Arantes Nogueira e Pedro Borges Gonçalves. Com dois patamares e corrimãos, ela garante mais segurança para pedestres e agora falta apenas a pintura final. Além disso, a escadaria ainda conta com área gramada e lixeiras.
Reestruturação
A reestruturação está sendo executada pela TMK Engenharia S.A., vencedora da licitação. O investimento total é de R$ 7.272.469,89, com 50% do financiamento vindo da Caixa Econômica Federal e o restante do orçamento municipal
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.