Santos terá mais 150 guardas municipais em atuação nas ruas até o final do ano | Boqnews
18 de janeiro de 2022

Santos terá mais 150 guardas municipais em atuação nas ruas até o final do ano

Até o final do ano, a Guarda Municipal terá o reforço de cerca de 150 homens e mulheres, totalizando quase 500 profissionais na GM de Santos.

Pelo menos 75  novos guardas municipais estarão atuando pelas ruas da Cidade até o final deste trimestre.

Assim, os futuros GMs estão na fase final dos cursos internos de preparação.

Dessa forma, eles estão sendo acompanhados por outros profissionais mais experientes, como uma espécie de estágio.

Portanto, a partir de abril, a expectativa é que a nova turma ganhará autonomia para ir às ruas.

Além disso, no segundo semestre, espera-se que mais 75 concursados iniciem os preparativos teóricos e técnicos para atuar até o final do ano.

A expectativa é do secretário de Segurança Pública, Sérgio Del Bel.

Secretário de Segurança Pública, Sérgio Del Bel, participou do Jornal Enfoque na comemoração do primeiro ano do programa. Foto Carla Nascimento

Ele participou do Jornal Enfoque – Manhã de Notícias de hoje, quando o programa completa um ano.

“As demandas são inúmeras e crescentes. Nem a Guarda Municipal em relação às questões sociais e de patrimônio nem a polícia são a cura para todos os males para a situação criminal”, destacou.

77 guardas municipais já estão armados em Santos. Foto: Francisco Arrais/PMS

Armas de fogo

Del Bel também falou sobre os 77 guardas municipais que já podem atuar portando arma de fogo pelas ruas de Santos, conforme evento ocorrido na semana passada.

Eles utilizarão pistolas semiautomáticas do modelo PT.380.

Assim, o treinamento ocorreu em parceria com a Guarda Municipal do Guarujá.

“Nem todos os guardas municipais serão obrigados a usá-las”, ressaltou.

O secretário também falou do aumento de queixas em relação a pequenos furtos, como na iluminação pública, e o trabalho desenvolvido pelo CCO – Centro de Controle Operacional.

População de rua

Além disso, o trabalho de atuação junto à população de rua, alvo de críticas por parte da população.

Além disso, ele é taxativo. “O que as pessoas esperam de órgãos públicos e policiais é que elas sejam retiradas das ruas. E isso não é possível”, enfatiza.

“Convido a quem quiser conhecer o CCO para saber como atuamos para ver o trabalho desenvolvido. Muitas vezes as pessoas criticam sem conhecer”, salienta.

Assim, ele destaca o trabalho preventivo e de captura de imagens para apoio às polícias em razão das 1.700 câmeras públicas existentes.

“Quantas pessoas precisaríamos para monitorar todas as câmeras por 24 horas por dia?”, indaga.

Dessa forma, ainda este ano mais equipamentos entrarão em funcionamento, ampliando a área de atuação.

“A câmera tem papel importante para recuperar alguns tipos de crimes e enviar para a Justiça. Inúmeros casos são descobertos em razão das delas”, enfatiza.

Portanto, o próximo passo será digitalizar o fluxo das informações, com as viaturas recebendo as imagens em tempo real para agilizar os procedimentos.

No entanto, não há, por enquanto, qualquer previsão de uso de câmeras de terceiros – edifícios, estabelecimentos comerciais – para serem integradas ao sistema público.

Confira o programa completo em 

 

 

 

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.