Seis bairros de Praia Grande podem ficar sem água no domingo | Boqnews

Cidades

19 DE JUNHO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Seis bairros de Praia Grande podem ficar sem água no domingo

A Sabesp interromperá o abastecimento de água domingo (21), das 9 às 16 horas, para executar serviços operacionais na Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão. Neste período, poderá haver falta de água, em Praia Grande, nos bairros Canto do Forte, Guilhermina, Boqueirão, Aviação, Vila Sônia e Sítio do Campo. O retorno do abastecimento ocorrerá […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Sabesp interromperá o abastecimento de água domingo (21), das 9 às 16 horas, para executar serviços operacionais na Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão. Neste período, poderá haver falta de água, em Praia Grande, nos bairros Canto do Forte, Guilhermina, Boqueirão, Aviação, Vila Sônia e Sítio do Campo.


O retorno do abastecimento ocorrerá de forma gradual, a partir das 16 horas do próprio domingo, quando os serviços serão finalizados. Para evitar a falta do líquido, a Prefeitura e a empresa concessionária sugerem economia não só aos moradores, mas também turistas hospedados em casas ou edifícios nesses bairros.


Há algumas dicas fáceis de serem seguidas. Evitar lavar o carro é uma delas, pois utilizando uma mangueira não muito aberta durante 30 minutos, gasta-se cerca de 200 litros de água. Com a torneira aberta, até 560 litros. Se realmente necessitar do serviço, prefira lavar o carro usando balde de 10 litros para molhar e ensaboar e, também para enxaguar, pode-se chegar a um consumo de apenas 40 litros. Isso para não falar na possibilidade de usar água da chuva.


No interior de casa também é possível economizar. O Banho de ducha, por exemplo, é um dos vilões do consumo excessivo. Durante 15 minutos, com a torneira meio aberta, este tipo de banho consome 243 litros. Se fechar o registro enquanto se ensaboa, diminuindo o tempo se molhando para 5 minutos, o consumo cai para 81 litros. Utilizando chuveiro elétrico, também em 15 minutos, com o registro meio aberto, são gastos cerca de 150 litros. Com os mesmos cuidados, o consumo cai para até 50 litros.


Na hora de lavar a louça, se for feita da maneira comum, com a torneira da pia meio aberta durante 15 minutos, gastam-se 243 litros de água; o correto é tirar os restos de alimentos dos pratos e panelas com uma escova e colocar água na cuba até a metade para ensaboar. Enquanto isso, a torneira fica fechada. Depois, colocar água novamente para enxaguar. Com isso se gasta bem menos – cerca de 20 litros.


No caso de máquinas de lavar louça com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres, gasta-se 40 litros. Por isso, o ideal é que seja utilizada somente quando estiver cheia.
Fonte: http://www.portaldoscondominios.com.br/dicasAgua.asp


A central de atendimento da Sabesp 195 estará à disposição para atender aos pedidos de esclarecimento durante 24 horas. A ligação é gratuita. A Sabesp manterá caminhões–pipa à disposição de hospitais e unidades de saúde.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.