Sem o desfile, agremiações sofrem impactos e aguardam a volta da normalidade | Boqnews
Foto: Divulgação

Carnaval

12 DE FEVEREIRO DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

Sem o desfile, agremiações sofrem impactos e aguardam a volta da normalidade

Com o andamento da campanha de vacinação, a expectativa é que as escolas voltem à passarela no Carnaval de 2022

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Infelizmente, a folia foi adiada. Apesar do início da vacinação contra a Covid-19, é impossível realizar um desfile de Carnaval em plena pandemia e com mortes em elevação.

Sem o evento tradicional, os impactos, sobretudo na economia, no turismo e logicamente nas agremiações, são negativos.

É importante frisar que desde 2006, o desfile das escolas de samba ocorre na Passarela Draúsio da Cruz, na Zona Noroeste, após cinco anos sem a realização do evento que acontecia na orla e até na Avenida Portuária. Ao longo destes 15 carnavais no sambódromo, o Carnaval santista evoluiu, as escolas ficaram mais estruturadas e a qualidade do produto melhorou.

A antecipação do desfile em 2016 para uma semana antes do evento oficial foi outro ponto a ser destacado, já que as pessoas que desfilam em São Paulo e no Rio de Janeiro podem curtir o carnaval santista sem se preocupar com o horário. Além disso, a mudança trouxe uma cobertura ainda maior na mídia especializada no samba do Brasil.

Carnaval nos últimos anos teve um bom nível/ Foto: Divulgação/PMS

Liga

Sem o som da bateria, canto das alas e a grandeza dos carros alegóricos, a passarela ficará vazia em 2021. A preocupação por parte das amantes do Carnaval é os impactos no futuro sem os desfiles deste ano.

Segundo o presidente da Liga Independente Cultural das Escolas de Samba de Santos (Licess), Benedito de Andrade Fernandes, o Ditinho, muitas pessoas que vivem do Carnaval ficaram sem trabalhar e, consequentemente, não conseguiram renda.

Além disso, ele destacou que a receita das agremiações foi muito prejudicada, pois as escolas estão impedidas de receber eventos. O jeito é a contribuição mensal dos simpatizantes e da comunidade.

Perguntado sobre a realização de algum evento online para celebrar o Carnaval, Ditinho citou que não haverá o projeto que se tratava de uma live bem estruturada e com atrativos como se fosse um desfile de Carnaval, em razão da preocupação do cumprimento dos protocolos de segurança contra a Covid-19.

Por fim, Ditinho falou sobre as perspectivas do Carnaval santista “Entendemos que enquanto a população não estiver imunizada será muito difícil termos uma expectativa de Carnaval em 2022. A Liga enxerga com muita preocupação, pois algumas agremiações não irão conseguir se manter se ficamos mais um ano sem Carnaval. Teremos uma nova reunião com a Secretaria de Cultura. A intenção da Liga e iniciar desde já o projeto Carnaval 2022”, enfatizou o presidente da Licess.

Escolas

Enquanto a normalidade não volta, as escolas de samba de Santos aguardam o andamento da vacinação em massa para dar o pontapé para o próximo Carnaval, pois muitas já têm o enredo definido.

Vale destacar que nove agremiações fazem parte do Grupo Especial. São elas:

  • Unidos dos Morros
  • União Imperial
  • X-9
  • Mãos Entrelaçadas
  • Amazonense
  • Real Mocidade
  • Mocidade Dependente
  • Sangue Jovem
  • Brasil

Já a Vila Mathias, Zona Noroeste e Imperatriz Alvinegra estão no Grupo de Acesso e o Grupo 1 é composto pela Padre Paulo, Bandeirantes do Saboó e Império da Vila.

Alguns presidentes das agremiações falaram sobre o atual situação. De acordo com o presidente da Unidos dos Morros (atual campeã), Fábio Chitinha, o momento é de superação. “Infelizmente, alguns componentes da escola acabaram falecendo por conta do coronavírus. Com a vacinação em massa esperamos que haja Carnaval em 2022. As dificuldades serão grandes, mas vamos fazer um belo desfile”, enfatizou Fábio.

Ele ainda destacou que durante a pandemia, a escola fez algumas lives e já escolheu o enredo para o próximo Carnaval que na sua visão será um dos maiores de todos os tempos “A Unidos dos Morros virá forte com a garra da comunidade para conquistar o bicampeonato”, enfatizou.

Para o presidente da União Imperial, que foi campeã em 2018 e 2019, Luiz Alberto Martins (Pelé), o sentimento neste ano é de tristeza, pois o Carnaval é um momento de alegria das pessoas, com os ensaios e a quadra lotada.

Ele ressaltou que no período da pandemia, a União realizou diversas ações sociais, como entrega de cestas básicas, além de ceder o espaço para a vacinação contra a Covid-19. “As agremiações estão com dificuldades financeiras. Enquanto não haver uma segurança para a população é inviável a realização de um desfile, mas claro existe a esperança”.

Na próxima quinta-feira (18), a União Imperial realizará um evento seguindo todos os protocolos de higiene para homenagear os fundadores, ex-presidentes e a entrega de uma enfermaria na quadra da escola.

Enredo lançado

Quem já tem enredo lançado para o próximo Carnaval é a Amazonense, que trará para a avenida Chão de Bravos – a Saga dos Trabalhadores do Brasil. O lançamento do enredo aconteceu no ano passado, quando a agremiação fez diversas lives e contou com o apoio da comunidade e da Prefeitura de Guarujá, pois a escola é de Vicente de Carvalho.

Segundo o presidente da Amazonense, Dani Santos, o tempo mínimo para preparar um bom Carnaval é de 6 meses. “Enquanto não podemos preparar o desfile, estamos estudando e montando o projeto. É um momento complicado, mas espero que a situação se normalize e a escola possa voltar a fazer bonito na passarela para brigar pelo título”, citou.

Personagens

Felicidade dos componentes é uma das marcas do Carnaval/ Foto: Divulgação/PMS

Como diria o samba enredo da Imperatriz Leopoldinense de 2011 … “Carnaval, uma injeção de alegria; o som da bateria é o remédio para curar a minha dor”.

A festa tradicional envolve diversas pessoas que não perdem um ensaio na quadra e desfilam em mais de duas escolas. É o caso de Andreia Paes que ama a folia e está triste com o cancelamento do desfile. “Eu amo minha escola de samba. Fico ansiosa na apuração e aproveito todos os momentos do Carnaval”, destacou.

Daniela Scarparo vive o mesmo sentimento. Ela espera o ano inteiro para desfilar. “Quando você sai da avenida, a expectativa é de voltar rapidamente. Estou muito triste com este Carnaval que será tão diferente”.

Prefeitura

Apesar dos eventos de Carnaval serem cancelados, existe uma preocupação com as aglomerações e as festas clandestinas, especialmente em cidades da Baixada Santista, como Santos, dos destinos prediletos dos turistas.

Questionada sobre quais ações serão tomadas nestes dias, a Prefeitura emitiu a seguinte nota “Como em todos os finais de semana e feriados, a Guarda Civil Municipal (GCM) vai reforçar a fiscalização na orla da praia. As equipes de fiscalização de posturas também vão atuar no comércio, por meio de força-tarefa composta pela GCM, Polícia Militar e Secretaria de Finanças atendendo às denúncias realizadas pelos telefones 153 e 190. Locais que normalmente concentram maior fluxo de pessoas serão também alvos das fiscalizações. Também seguem em vigor as barreiras sanitárias para impedir ingresso de vans e micro-ônibus de turismo irregulares”.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.