Semáforos inteligentes passam a funcionar a partir de terça (12) | Boqnews
Foto: Rogério Bonfim/Secor-PMS

Trânsito

10 DE ABRIL DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Semáforos inteligentes passam a funcionar a partir de terça (12)

A primeira etapa da instalação será nos semáforos das avenidas Nossa Senhora de Fátima e Martins Fontes.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Semáforos inteligentes serão distribuídos em vários pontos da Cidade e funcionarão de acordo com a demanda de veículos de acordo com o fluxo

Semáforos inteligentes serão distribuídos em vários pontos da Cidade e funcionarão de acordo com a demanda de veículos de acordo com o fluxo. (Foto: Rogério Bonfim/Secor-PMS)

A partir de terça-feira (12), os semáforos em tempo real serão ativados na Cidade, a fim de reduzir os congestionamentos em vias movimentadas. Nesta primeira etapa, a tecnologia entrará em funcionamento nas avenidas Nossa Senhora de Fátima e Martins Fontes, desde a Rua Júlia Ferreira de Carvalho até a Rua São Sebastião, nos dois sentidos.

Funcionários da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) e da empresa Brascontrol Indústria e Comércio LTDA., vencedora da licitação, estarão no local durante a semana para realizar o ajuste de temporização e das câmeras.

Inédita

Semáforos em tempo real são uma ferramenta inédita na Cidade, que possibilita ajustar os tempos de verde e vermelho de forma remota, dando tempo maior de abertura à via que estivar mais movimentada.

Os equipamentos estão distribuídos em 49 cruzamentos na sua totalidade. Outras vias contempladas são a Av. Ana Costa, cuja ativação está prevista para o dia 19, e as avenidas da orla (da divisa Santos/ São Vicente até a Rua Alexandre Martins), que funcionarão a partir do dia 26. O sistema funcionará nos dois sentidos das vias.

Estudos

A instalação demandou uma série de etapas em conjunto com a CET. Nos últimos meses, foram realizados estudos de campo, contagem de veículos, substituição dos controladores e instalação das colunas e câmeras (que detectarão a quantidade de veículos que passa pelo cruzamento).

Houve também a construção de uma Central Semafórica na sede da CET, de onde se administrará o funcionamento do sistema. Os funcionários da companhia receberam capacitação na última semana.

Funcionamento

As câmeras virtuais fazem a contagem de veículos e enviam os dados do fluxo à Central Semafórica, na sede da CET. Os próprios equipamentos fazem os cálculos e reenviam a informação dos tempos necessários de verde e vermelho aos controladores, para dar uma abertura maior à via que necessita de mais fluidez.

Eles são programados para tomar decisões remotas, sem a intervenção humana.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.