Sinagoga de Santos sofre ato de vandalismo | Boqnews
Foto: Divulgação/Fisesp

Segurança

05 DE JANEIRO DE 2024

Sinagoga de Santos sofre ato de vandalismo

Paredes da fachada da Sinagoga Beit Jacob são pichadas com frases alusivas ao trágico conflito que vem ocorrendo no Oriente Médio

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A tradicional Sinagoga Beit Jacob, localizada na Vila Matias, em Santos, teve suas paredes da fachada pichadas com frases alusivas ao trágico conflito que vem ocorrendo no Oriente Médio.

Assim, o ato de vandalismo ocorreu na madrugada da última quarta-feira (3).

Câmeras de segurança registraram um homem realizando a pichação .

A Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) emitiu nota manifestando “muita preocupação” com a ocorrência,  “ainda mais em Santos, uma cidade que não possui histórico de manifestações antissemitas e é exemplo de convivência entre diversas comunidades, como é o Estado de São Paulo como um todo”, ressalta o texto.

A entidade também diz rejeitar e condenar todo tipo de discriminação, “seja por religião, cor, etnia, gênero, orientação sexual ou qualquer outra forma de desqualificação coletiva”.

Ao mesmo tempo, revela grande preocupação com crescimento das manifestações antissemitas no Brasil, que possui a comunidade judaica como alvo: “isso nos preocupa enquanto judeus e como brasileiros. Não podemos permitir a importação do conflito”, destaca a nota.

A Confederação Israelita do Brasil (CONIB) também condenou o ato de vandalismo.

Segurança

A ocorrência foi informada à Polícia para as providências devidas

O Departamento de Segurança Comunitária (DSC) da entidade irá trabalhar com a comunidade local de Santos, poder público municipal e Polícia Militar.

Também está sendo oferecida orientação à comunidade para que mantenham atenção a situações suspeita, reforçando cuidados com a segurança pessoal e adotando procedimentos de segurança em cada uma das entidades, com as orientações e diretrizes do DSC FISESP.

Denúncias de situações suspeitas podem enviadas para o DSC FISESP: [email protected] – (11) 3181.8183

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.