Sindicatos se mobilizam em razão de atraso no pagamento do 13º | Boqnews
Foto: Anderson Bianchi / PMS

Santos

20 DE DEZEMBRO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Sindicatos se mobilizam em razão de atraso no pagamento do 13º

Pela segunda vez nos últimos 20 anos, os servidores municipais não irão receber na data máxima prevista o pagamento da segunda parcela do 13º salário. Previsão da Prefeitura é que o pagamento ocorra na terça (27), dependendo de repasses do ICMS.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Após 20 anos, a Prefeitura de Santos não pagou o 13º do funcionalismo, irritando os servidores e sindicatos.

Após 20 anos, a Prefeitura de Santos não pagou o 13º do funcionalismo, irritando os servidores. Foto: Anderson Bianchi/PMS

Após 20 anos, os servidores municipais foram surpreendidos com a notícia que o pagamento da segunda parcela do 13º salário não sairia hoje (20), data limite para os funcionários registrados via CLT -Consolidação das Leis do Trabalho.

Cerca de 900 funcionários – entre servidores que entraram no Poder Público Municipal antes da Constituição de 1988 e atuais que atuam pela Lei 650 – se enquadram neste perfil.

Esta foi a segunda vez que o atraso ocorreu. A primeira havia ocorrido no final da gestão do ex-prefeito David Capistrano (PT), cujo atraso foi pago pelo seu sucessor, Beto Mansur.

Os quase 11 mil funcionários regidos pelo Estatuto dos Servidores têm até o dia 24 para receber, conforme prevê o próprio estatuto da categoria.

 

Prefeitura

A Prefeitura, porém, divulgou nota em seu facebook, de forma lacônica, informando que o 13º só será pago na próxima semana, irritando os dois sindicatos que representam a categoria (Sindest – estatutários e Sindserv – servidores municipais). Os salários serão depositados na quinta (22) – três dias antes dos vencimentos tradicionais pagos no dia 25.

Em nota em sua página oficial nas redes sociais, o presidente do Sindest, Fábio Pimentel, informa que se o atraso ocorrer efetivamente (não pagamento ocorrer até a sexta), o caso será denunciado no Ministério Público do Trabalho. “Tem gente que já contava com o dinheiro extra do 13º para pagar suas dívidas e não vai receber”, destaca o diretor jurídico do sindicato, Josias Aparecido Pereira da Silva.

Já o Sindserv agendou manifestação em frente à Prefeitura na tarde desta terça em busca de alternativas para evitar que os servidores fiquem sem o pagamento antes do Natal. “Esta é uma ilegalidade flagrante”, desabafa o diretor do sindicato, Cássio Canhoto. Eles foram recebidos pelo secretário de Gestão e futuro secretário de Saúde, Fábio Ferraz.

Em nota, a Administração informou que aguarda o repasse de tributos do ICMS, previsto para a próxima terça (27), para efetuar o pagamento.  “Antecipamos o pagamento para minimizar as dificuldades. Mas ainda estamos trabalhando para efetivar o 13º salário antes do dia 25. Nós aguardamos alguns repasses de tributos, em especial do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, previsto para terça. Precisamos deste recurso para efetuar o 13°”, explicou Ferraz para o grupo de servidores que esteve nesta terça (20) no Paço.

A  Secretaria de Comunicação informou que outras empresas de economia mista, como Prodesan, CET e Cohab, atuam de forma independente à Prefeitura.

Câmara

Funcionários da Prefeitura cedidos à Câmara também se enquadram na mesma situação dos servidores do Executivo. A exceção são os funcionários do próprio Legislativo santista, que receberam as duas parcelas em junho e novembro.

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.