Sobreviventes de Hiroshima estarão em Santos nesta sexta | Boqnews
Foto: Francisco Arrais/Arquivo Dia da Luta pelo Desarmamento Nuclear

Paz

08 DE AGOSTO DE 2019

Siga-nos no Google Notícias!

Sobreviventes de Hiroshima estarão em Santos nesta sexta

Eles participarão do Dia da Luta pelo Desarmamento Nuclear, e retornarão à cidade nos dias 16 e 31

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Dia da Luta pelo Desarmamento Nuclear, nesta sexta-feira (9), será muito especial em Santos.

Estarão na Cidade três sobreviventes ao ataque com bomba atômica na cidade japonesa de Hiroshima. A tragédia aconteceu em 6 de agosto de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial. Foram vitimadas cerca de 140 mil pessoas.

Takashi Morita, Kunihiko Bonkohara e Junko Watanabe estarão junto ao Monumento aos Imigrantes Japoneses, no emissário submarino, nesta sexta-feira (9), às 9h.

O evento lembrará os ataques atômicos sofridos pela cidade onde os três viviam e também pela cidade-irmã de Santos, Nagasaki.

Esta foi atacada da mesma forma no dia 9 de agosto de 1945, levando aproximadamente 70 mil pessoas à morte.

Quando o ataque aconteceu, Takashi era soldado e estava a 1,3km de distância do local onde a bomba caiu.

Kunihiko tinha 5 anos e foi protegido pelo pai, que ficou ferido. Junko tinha apenas 2 anos de idade e só foi saber onde estava no momento do ataque aos 38 anos, pois seus pais temiam preconceitos e represálias.

Outras visitas

Os três retornam a Santos em 16 e 31 de agosto para palestra e apresentação de uma peça no Teatro Coliseu.

Completam o evento, as apresentações da Dança de Odori, pelo Grupo HanayaguiOdoriNoKai, e dos alunos da UME Pedro II, que apresentam a música Paz (versão brasileira da banda Roupa Nova para Heal the World, composição de Michael Jackson).

Além disso, haverá um minuto de silêncio em homenagem às vítimas dos ataques de 1945. E também o abraço simbólico pela paz.

O evento é uma realização da Prefeitura em parceria com a Associação Japonesa de Santos e tem como objetivo a promoção da cultura da paz.

Prefeitos pela paz

A cidade de Santos faz parte, desde 2015, da Rede Internacional Prefeitos pela Paz. O atual diretor-executivo, que representa toda a América Latina, é o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

Doze santistas já fizeram intercâmbios no Japão, sem custos para o Município.

“Eles foram qualificados profissionalmente, além de terem tido uma oportunidade indiscutível de crescimento pessoal também. Todos estão envolvidos com a missão 2020 da Rede, que defende o desarmamento nuclear e a disseminação da cultura de paz no mundo”, destaca Paula Quagliato, coordenadora de Assuntos Internacionais da Prefeitura.

Teatro e palestra

No próximo dia 16, às 20h, Junko Watanabe e Kunihiko Bonkohara proferem palestra gratuita na Universidade Santa Cecília.

O endereço é na Rua Cesário Mota, 8 – auditório do Bloco E – 4º andar.

Eles estarão ao lado de Rogério Nagai, idealizador do projeto Sobreviventes pela Paz e diretor da peça Os Três Sobreviventes de Hiroshima.

A palestra será seguida de bate-papo com o público, com mediação do professor Alfredo Cordella.

E, ainda, haverá venda do livro A última mensagem de Hiroshima, escrito por Takashi Morita. Inscrições podem ser feitas pela internet.

Posteriormente, no dia 31 de agosto, às 20h, os sobreviventes protagonizam no Teatro Coliseu a peça Os Três Sobreviventes de Hiroshima.

Eles dão os seus depoimentos sobre aquele momento e como sobreviveram. Ainda que trate de uma tragédia, a peça leva a uma reflexão sobre a paz.

E, além disso, transmite uma forte mensagem de resiliência, perdão e superação.

A apresentação terá a participação do grupo musical Kyowa Daiko, de São Vicente. Ingressos custam R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia entrada).

Podem ser adquiridos no dia da apresentação ou na Associação Japonesa de Santos (Rua Paraná, 129 – Vila Mathias) de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e sábado, das 8h às 14h (pagamento com dinheiro).

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.