A última quarta-feira (22) marcou um passo rumo à digitalização no Governo de São Paulo.
Sendo assim, o pontapé inicial foi dado pelo governador Tarcísio de Freitas, quando ele assinou eletronicamente um documento – o primeiro com o uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ferramenta do Governo Federal para gestão digital de processos.
Desse modo, o acordo de cooperação técnica foi formalizado pelo Estado juntamente ao presidente do TRF-4, Ricardo Teixeira do Valle Pereira.
Portanto, a iniciativa possui coordenação pela Secretaria de Gestão e Governo Digital.
Com operação da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).
“Queremos que os serviços digitais cheguem ao cidadão. E a adesão ao SEI é um passo importante para darmos mais eficiência ao nosso processo de digitalização. Esse é um tema que vemos como fundamental, tanto que criamos uma secretaria voltada à digitalização”, reforçou Tarcísio de Freitas.
Benefícios
Entre as vantagens do SEI, estão a eficiência de processos sistematizados entre órgãos municipais, estaduais e federais; a variedade de formatos e tamanhos de documentos compatíveis; e a tramitação simultânea de processos em múltiplas unidades.
Durante o evento, o Governo de SP recebeu o código fonte para que as áreas técnicas possam atuar. E iniciar a implementação do sistema integrado em toda a administração paulista.
Desse modo, a introdução do SEI nos processos administrativos do Estado será feita gradualmente, a partir da Secretaria da Casa Civil, com lançamento oficial previsto para o próximo dia 10 de abril.
Já inclusão das demais secretarias e das administrações diretas e indiretas virão posteriormente, de forma escalonada.
“Essa é uma revolução que será feita na Administração Pública e que trará benefícios para o Estado e para o cidadão paulista”, destacou o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima.
A nova ferramenta digital, que substituirá o SP Sem Papel, garante aos servidores paulistas mais facilidade na produção, tramitação, transparência e gestão de documentos administrativos.
“A transformação digital significa cidadania e eficiência. Mesmo o SEI sendo utilizado para processos internos, se reflete em melhorias para o cidadão, que tem a serviços prestados de forma mais eficiente”, afirmou o secretário-executivo da Secretaria de Gestão e Governo Digital, Leonardo Sultani.