Governo de SP reforça necessidade de fiscalização do comércio de mudas | Boqnews
Foto: Divulgação/Governo de SP

Meio Ambiente

19 DE DEZEMBRO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Governo de SP reforça necessidade de fiscalização do comércio de mudas

Após serem retiradas de circulação 9 mil mudas de citros, foi confirmada a presença da bactéria causadora da doença Greening

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Em consonância com os esforços do Governo do Estado de São Paulo para conter o avanço do Greening, doença que atinge todos os cítricos e ameaça a citricultura, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), por meio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), intensificou as ações de combate ao comércio de mudas irregulares de citros.

Sendo assim, nos dias 8 e 9 de novembro, foram retiradas de circulação 9 mil mudas de citros irregulares.

Desse modo, que estavam armazenadas em Herculândia, no oeste do Estado.

Na ocasião, ocorreram as coletas de amostras para diagnóstico nas mudas. E no último dia 14, a CDA recebeu a confirmação da presença da bactéria Candidatus Liberibacter asiaticus, causadora do Greening, nas amostras das mudas destruídas. Houve identificação também a presença de Xanthomonas citri supbs. citri, bactéria que causa o Cancro Cítrico.

“As ações da Defesa Agropecuária são importantes para retirar esse tipo de material de circulação. Mas é fundamental que a população entenda que adquirir mudas que foram produzidas sem acompanhamento fitossanitário coloca em risco toda a citricultura paulista”, afirma Marlon Peres da Silva, engenheiro agrônomo e diretor do Centro de Defesa Sanitária Vegetal (CDSV).

Além disso, a legislação em vigor estabelece medidas de defesa sanitária vegetal para coibir o comércio ambulante de mudas em São Paulo em decorrência dos graves danos econômicos às lavouras e pomares comerciais que a prática ocasiona.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.