SP registra redução de 75% nos focos de incêndio na primeira quinzena de agosto | Boqnews
Foto: Divulgação/Governo de SP

Meio ambiente

21 DE AGOSTO DE 2025

Siga-nos no Google Notícias!

SP registra redução de 75% nos focos de incêndio na primeira quinzena de agosto

Comparativo com o mesmo período de 2024 mostra queda expressiva graças à prevenção e atuação das equipes municipais e estaduais

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Defesa Civil do Estado registrou uma redução significativa nos focos de incêndio na primeira quinzena de agosto. Entre os dias 1º e 15, foram contabilizadas 148 ocorrências em 2025, ante 548 no mesmo período de 2024, o que representa uma queda de aproximadamente 75%.

O resultado reflete não apenas as condições meteorológicas do período, mas também o trabalho conjunto realizado entre o Estado e os municípios. O Governo de São Paulo reforça o combate e prevenção a queimadas com a Operação SP Sem Fogo. A ação é uma parceria entre as secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Agricultura, Segurança Pública e Defesa Civil do Estado. Durante o período de estiagem, a operação entra na fase vermelha, com intensificação dos trabalhos.

Apesar da redução, a Defesa Civil reforça que o tempo seco e as altas temperaturas típicas do inverno paulista ainda oferecem riscos. Por isso, a população deve manter os cuidados, evitando queimadas, descartando corretamente o lixo e acionando imediatamente os canais de emergência em caso de fumaça ou fogo.

“Esse resultado mostra que a prevenção dá certo e que o empenho dos agentes municipais, junto com o apoio do Estado, está fazendo a diferença. Seguiremos atentos e preparados para garantir a segurança da população”, destacou o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira.

Operação SP Sem Fogo

A Operação SP Sem Fogo é uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Segurança Pública e Defesa Civil do Estado. Além disso, conta com iniciativas e investimentos do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar Ambiental, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), além da própria Semil e de suas vinculadas: Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Fundação Florestal (FF). Para cumprir seus objetivos, a Operação São Paulo Sem Fogo desenvolve uma série de atividades de forma permanente ao longo do ano, divididas em fases (verde, amarela e vermelha), conforme as necessidades e priorizações de cada período.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.