Suécia x Peruíbe | Boqnews

Cidades

13 DE MAIO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Suécia x Peruíbe

O futebol, o samba, a capoeira e a música brasileira em integração com a cultura sueca e o inglês se unem em um projeto firmado entre a Prefeitura de Peruíbe e a escola Samba Fotboll da Suécia, estabelecida no país em 2003 pelo treinador e ex-jogador brasileiro Sérgio Lucas de Souza, que vive na Europa […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O futebol, o samba, a capoeira e a música brasileira em integração com a cultura sueca e o inglês se unem em um projeto firmado entre a Prefeitura de Peruíbe e a escola Samba Fotboll da Suécia, estabelecida no país em 2003 pelo treinador e ex-jogador brasileiro Sérgio Lucas de Souza, que vive na Europa desde 1998.   

Em Peruíbe, os 20 melhores alunos da sétima e oitava série da EMEF José Veneza Monteiro foram escolhidos para participar de um intercâmbio cultural e esportivo. O início das atividades será em agosto, mês em que inicia o ano letivo na Suécia.

Os professores de educação física Patrick Selynes e Daniele Ribeiro Santos serão responsáveis no Brasil pelos treinos esportivos, principalmente de futebol.  A idéia é incentivar os alunos a praticarem atividades físicas com ênfase nesta modalidade.

Levando em conta que a comunicação é muito importante para o relacionamento entre os indivíduos, as crianças brasileiras e suecas trocarão suas experiências com o esporte em conversas via Internet. Para isso, o professor de inglês Douglas Capizani Campos ajudará os alunos na hora de escrever para os colegas suecos da cidade de Malmo. As aulas de inglês serão intensificadas para que, até o final do ano, cada criança possa escrever uma carta completa para um dos amigos estrangeiros.

A psicóloga Fernanda Santa Rosa, representará a escola sueca em Peruíbe e cuidará do desempenho psicológico das crianças, principalmente aquelas que encontrarem algum tipo de dificuldade nas atividades propostas. Os alunos deverão manter a média escolar para não perder a vaga no projeto. Por isso, a diretora da escola, Regina Estela Andrade, cuidará para que todos os profissionais envolvidos realizem um bom trabalho e colham bons resultados.



Este projeto ainda é piloto, porém a intenção é que em no máximo dois anos, a Prefeitura de Peruíbe e a Escola Samba Fotboll promovam um intercâmbio presencial, ou seja, as crianças peruíbenses viajarão para Malmo e as de lá visitarão Peruíbe. Além disso, a idéia é ampliar o número de vagas disponíveis e de escolas participantes.
Na segunda-feira, 2 de maio, a equipe do Samba Fotboll visitou a escola e realizou uma dinâmica com os alunos participantes. No dia seguinte, elas estiveram presentes, junto com os professores e a diretora da escola em um encontro entre representantes da prefeitura e da escola sueca. Na ocasião elas vestiram a camisa do projeto, que foi oficializado.
Nesse momento, o sorriso de felicidade no rosto de cada criança era evidente. Em conversas paralelas elas faziam planos para o futuro. Os meninos e meninas viam no futebol e no inglês a oportunidade de viajar o mundo e ter uma profissão. Sonho que para muitas é impedido pelas dificuldades financeiras.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.