Surfistas de Bertioga recebem treinamento do Corpo de Bombeiros | Boqnews

Cidades

07 DE FEVEREIRO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

Surfistas de Bertioga recebem treinamento do Corpo de Bombeiros

No próximo sábado (12), a praia de São Lorenzo (Píer), em Bertioga, recebe a terceira etapa do projeto Salva Surf Mantecorp, um projeto social do 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros – Salvamar Paulista, em parceria com a indústria farmacêutica Mantecorp. O objetivo do projeto é ensinar aos surfistas técnicas de autoproteção e de auxílio para […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

No próximo sábado (12), a praia de São Lorenzo (Píer), em Bertioga, recebe a terceira etapa do projeto Salva Surf Mantecorp, um projeto social do 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros – Salvamar Paulista, em parceria com a indústria farmacêutica Mantecorp.
 
O objetivo do projeto é ensinar aos surfistas técnicas de autoproteção e de auxílio para salvamentos no mar, além de contribuir com a redução do número de afogamentos no litoral paulista durante a temporada de verão. Em 2010, o projeto capacitou mais de 300 surfistas nas oito etapas realizadas.
 
Os treinamentos já aconteceram nas praias de Ubatuba e São Sebastião.
Até o fim de março, outras cidades recebem o treinamento como Guarujá (19), Santos (26), Praia Grande (5 de março), Mongaguá (12 de março), Itanhaém (19 de março) e Peruíbe (26 de março).
 
De acordo com o 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros, no ano passado foram realizados cerca de 3 mil salvamentos, em 12 cidades do litoral paulista. Os municípios de Praia Grande, Mongaguá e Itanhaém, que receberam o treinamento preventivo, foram os que registraram o maior índice de mortes por afogamento.
 
O treinamento

No treinamento, os instrutores ensinam as principais técnicas de autoproteção, auxílio ao salvamento no mar e reanimação de afogados. De acordo com o Capitão Maurício, uma das técnicas é utilizar a própria prancha como ferramenta segura no socorro de uma vítima de afogamento. “A prancha, quando utilizada de forma correta, é fundamental no resgate e transporte da vítima até um local seguro”, destaca.

Os alunos também aprendem a reconhecer vítimas em risco de afogamento, fazer a abordagem correta, além de procedimentos de primeiros socorros, como respiração artificial e massagem cardíaca externa. “Ao vivenciar essas técnicas, o surfista sente-se mais seguro para prestar socorro no mar durante a espera de ajuda especializada”, conclui o capitão.
 
Inscrições

As inscrições dos interessados serão realizadas por promotores do projeto, que estarão disponíveis nos locais indicados (programação abaixo), uma hora antes do início de cada treinamento. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas. Somente para maiores de 18 anos.
 
Ao final de cada treinamento, os inscritos receberão certificado de participação do Corpo de Bombeiros e um kit exclusivo com parafina, lycra e protetor solar Episol.
 
Todos os inscritos ainda terão a chance de concorrer ao sorteio de duas pranchas. Os sorteios serão realizados após o término do último treinamento, em Peruíbe, e a divulgação dos ganhadores será feita em http://www.mantecorp.com/salvasurf.
 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.