Termos e gírias caracterizam os santistas | Boqnews
Foto: Marcelo Martins/PMS

Santos, 475 anos

26 DE JANEIRO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Termos e gírias caracterizam os santistas

Cidade tem uma marca própria e curiosa

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

“Tu é da onde?”, “Tu tá sabendo?” O uso do tu é quase unanimidade entre os santistas, aliás o uso do pronome virou uma marca, tanto que alguns estabelecimentos comerciais usam a linguagem em suas marcas.

Outra gíria popular entre os santistas é a famosa média. Aqui, raramente alguém fala pão francês, por falar em pão, a maioria dos munícipes usam a expressão pão de cará. Essas são algumas gírias populares na cidade de Santos que se renovam a cada geração. Inclusive os mais novos também já criaram novas expressões.

Por exemplo, os canais da cidade foram abreviados. Dessa forma, a juventude usa a gíria C mais o número, ou seja, C1, C2, C3, C4, C5, C6 e C7. Vale destacar que os canais são referência para ponto de encontro e localização em Santos.

Além disso, há outras gírias populares, como “da hora – algo legal”, “mango – dinheiro” e “do doce – um produto que não tem uma boa qualidade”. Outros usam o termo ‘vou à Cidade’, que significa visitar o Centro Histórico.

013

Um DDD (discagem direta à distância) acabou virando um símbolo. 013, DDD usado nas linhas telefônicas da Baixada Santista, foi adotado pelos santistas.

Dessa forma, aquela pessoa que gosta de praticar esportes, como o skate, surf, futebol, ficar na praia, conversar com os amigos no bar tem o jeito ‘013’ de ser. Inclusive, muitas pessoas colocam o 013 nos status nas redes sociais.

Para o jovem Pedro Silva, Santos proporciona uma vida que nenhuma cidade no Brasil consegue fazer. “Eu amo Santos, tem tudo no município, arte, cultura, esporte, praia, eu sempre falo que sou 013 quando vou viajar”.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.