Dez mil testes serão usados em santistas com sintomas do coronavírus | Boqnews

Levantamento

12 DE MAIO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Dez mil testes serão usados em santistas com sintomas do coronavírus

O volume de 10 mil testes será aplicado em pessoas com sintomas do Covid-19, cujo atendimento será feito pelo sistema de drive-thru.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Um ampla estrutura no estacionamento do Mendes Convention Center já está montada para iniciar a testagem dos santistas.

Ao todo, serão 10 mil testes rápidos disponíveis para moradores de Santos que apresentem sintomas do novo coronavírus, como  febre e/ou alterações respiratórias.

O atendimento será no sistema de drive thru (acesso por carro ou moto).

E acontece a partir desta quarta (13) até sexta-feira (15), das 8h às 14h, na área externa do centro de convenções (Av. Francisco Glicério, 206).

Ao todo, 100 profissionais da área da saúde irão atuar no local.

Dos 10 mil testes, 2.500 foram adquiridos pela Prefeitura e 7.500 encaminhados pelo Ministério da Saúde.

“Vamos fazer os testes nas pessoas que apresentam os sintomas da covid-19. Elas passarão por uma primeira abordagem e, se estiverem aptas, farão o teste rápido com resultado em 15 minutos. Em caso de acusar positivo, poderão fazer o outro teste, o RT-PCR, cuja análise é realizada em laboratório e tem maior precisão”, explica o secretário de Saúde, Fábio Ferraz.

Ferraz salienta que o teste rápido é o mesmo que vem sendo adotado na pesquisa Epicobs, realizada na Baixada Santista.

A segunda etapa ocorrerá ao longo desta semana nos nove municípios da região.

“Mas os objetivos são distintos”, salientou Ferraz, durante entrevista ao programa Notícias do Dia, do Boqnews. (assista a entrevista concedida ao jornalista Fernando De Maria).

 

SECRETÁRIO DE SAÚDE DE SANTOS FALA SOBRE SITUAÇÃO DE COVID-19 NA REGIÃO

Número de casos do vírus seguem crescendo na região. Nesta quarta-feira (13), Santos realizará drive thru e disponibilizará 10 mil testes em moradores santistas.

Posted by Boqnews on Tuesday, May 12, 2020

 

As pessoas com suspeita da doença receberão indicação de isolamento domiciliar ou poderão ser encaminhadas para internação hospitalar, caso preciso.

“Além de importante para o atendimento individual, a ampliação da testagem nos ajuda a identificar a presença e circulação do vírus na Cidade”, ressalta o secretário.

 

Como funcionará

Ao chegar à entrada do Mendes Convention, o munícipe de carro ou moto será direcionado para a área de cadastro e deverá apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência.

Em seguida, terá aferida a temperatura (por termômetro de testa) e a oxigenação no sangue (oxímetro) e passará por entrevista de avaliação, sem sair do veículo.

O secretário espera que desta forma não ocorram aglomerações de veículos.

Se estiver dentro dos critérios, o munícipe será encaminhado para fazer o teste rápido, onde ocorre a coleta de sangue para análise, após pequeno furo no dedo.

O resultado fica pronto em 15 minutos.

Quando confirmada a presença do vírus, a pessoa é encaminhada para a coleta de secreções das mucosas nasal e oral, feita por haste de plástico chamada swab.

As análises das amostras são feitas por testes moleculares de alta precisão e confiabilidade.

O resultado deste teste fica pronto em até três dias úteis e será informado pela policlínica do bairro onde mora o munícipe.

 

O estacionamento do Mendes Convention será o local para as pessoas fazerem os testes rápidos. Além de documentos pessoais, deve-se levar um comprovante de residência. Foto: Marcelo Martins/PMS-Divulgação

 

Policlínicas e UPAs já fazem testes

No início de abril, teve início o contrato da Prefeitura de Santos com o Laboratório Centro de Genomas, para ampliar e agilizar os testes na rede municipal, que prevê até 20 mil exames.

Agora, todos os pacientes com sintomas da covid-19 que vão às policlínicas e centros de triagem das unidades de pronto atendimento têm as amostras coletadas para análise RT-PCR.

A necessidade do exame é definida após avaliação médica.

Antes, somente profissionais de saúde e pacientes internados com sintomas da doença tinham as amostras coletadas, seguindo as recomendações dos órgãos de vigilância à época, diante da baixa capacidade de testagem pelos laboratórios públicos.

Em pouco mais de um mês, já foram realizados mais de 2,5 mil exames pelo contrato.

O centro de testagem da covid-19, montado pela Prefeitura de Santos sob coordenação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem apoio do Grupo Mendes e da empresa T-Grão Cargo.

 

Academias

Na entrevista ao ND, o secretário Ferraz também ressaltou que a prefeitura seguirá as normas implementadas pelo estado em relação a autorização do governo federal.

Assim, o governo  classificou como serviços essenciais as academias de ginástica, salões de beleza e barbearias.

O fato provocou surpresa até no ministro da Saúde, Nelson Teich, que soube da decisão do presidente Jair Bolsonaro pelos jornalistas presentes na coletiva.

O governador João Doria, por sua vez, já sinalizou ser contrário à possibilidade de abertura destes estabelecimentos.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.