Ferrovia e Estação Valongo completam 150 anos de história | Boqnews

História

16 DE FEVEREIRO DE 2017

Siga-nos no Google Notícias!

Ferrovia e Estação Valongo completam 150 anos de história

Programação para comemorar data começa nesta quinta e segue até domingo

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Uma maquete da Estação do Valongo, com 1,20m de largura e 60 centímetros de altura, e o restauro do relógio central da estação, são algumas das atrações da festa em comemoração aos 150 anos da inauguração da São Paulo Railway.

Foi por esta ferrovia que passou a maior parte da riqueza que ajudou a construir São Paulo, além de transportar grande parte dos imigrantes que chegaram ao Brasil pelo porto santista e seguiam para fazendas no interior.

De acordo com Paulo Gonzalez, que trabalha na Setur e por seis anos foi presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santos, a ferrovia foi a grande responsável pelo ampliamento do cais santista – tendo em vista que o Porto organizado completou recentemente 125 anos, portanto surge depois da ferrovia – e consequentemente para a expansão de Santos e do País. “Muitas cidades do estado de São Paulo surgiram inclusive por conta do trajeto da linha do trem”.

História

A ferrovia foi construída graças à ousadia de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá. Em 1856, ele obteve a concessão do Governo Imperial para a obra,mas enfrentou graves problemas financeiros e passou a atribuição para a São Paulo Railway, empresa inglesa que administrou a estrada até 1947. A linha destinava-se ao transporte dos produtos que seriam exportados pelo Porto de Santos, principalmente o café proveniente do Interior. Com o fim do transporte de passageiros, a estação foi desativada em 30 de novembro de 1996 e permaneceu abandonada. Espaço foi reativo e abriga atualmente a Secretaria de Turismo e o Estação Bistrô Restaurante-escola, além de ser o ponto de embarque da Linha Turística do Bonde.

RONALDO ANDRADE_1247

Maquete confeccionada em madeira, plástico de PVC e bronze. A peça, em escala 1:50 (50 vezes menor do que o prédio), tem como destaque o relógio no corpo central, em pleno funcionamento. Divulgação/ Ronaldo Andrade

Confira a programação:

Exposição de ferromodelismo, presença do ator Marcos Frota, apresentações artísticas, almoço temático no Estação Bistrô, passeio de bonde com contação de história e exposição de relógios antigos… Tudo isso faz parte da programação que a Setur (Secretaria de Turismo) realiza nesta quinta-feira (16)a partir das 11 horas. Na oportunidade, também será reativado o relógio existente no corpo central do imóvel, restaurado pelo relojoeiro Antônio Rodrigues de Lima.

Hoje sede da secretaria e do Estação Bistrô Restaurante-escola, parceria da Setur com a UniSantos, o prédio da estação, datado de 1867, tem arquitetura neoclássica e elementos de inspiração britânica, como o relógio no corpo central, alpendre apoiado em colunas de ferro e os leões, símbolo e um dos ícones mais importantes do Reino Unido. A estação também é, desde janeiro de 2016, o ponto da Linha Turística do Bonde.

11h – Entrega da Restauração do Relógio da Estação do Valongo
11 às 17h – Exposição de Ferromodelismo, no Museu Pelé (prossegue até domingo, dia 19)
11h – Performances Artísticas (circo, teatro e música), tendo como mestre de cerimônia o ator Marcos Frota
12h- Descerramento da placa comemorativa dos 150 anos da Estação do Valongo
12h- Almoço temático inglês no Estação Bistrô Restaurante-escola
12h30, 14h e 15h –  Passeios no  Bonde Arte com o ator e contador de histórias Alexandre Camilo. Tema: ‘150 Anos da Estação do Valongo’ (retirada dos ingressos, gratuitos, 1h antes de cada horário; capacidade do bonde: 36 pessoas)
13h    – Apresentação do Quarteto de Cordas Martins Fontes, interpretando peças de grandes compositores ingleses e brasileiros
15h  – Exposição de relógios antigos e palestra  ‘A História do Relógio’, com o professor Antônio Rodrigues de Lima, no térreo da Estação do Valongo

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.