Além do submerso, Santos terá outro túnel ligando as zonas leste e noroeste | Boqnews

Desestatização do Porto

11 DE FEVEREIRO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Além do submerso, Santos terá outro túnel ligando as zonas leste e noroeste

O pedido foi feito pelo prefeito Rogério Santos em dezembro do ano passado em audiência com o ministro Tarcísio de Freitas.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O futuro concessionário do Porto de Santos não terá a incumbência apenas de investir na construção do túnel submerso entre Santos e Guarujá.

Afinal, a construção do túnel do maciço central, unindo as zonas Leste e Noroeste de Santos, foi incluída no pacote de obras que serão executadas na Cidade com a desestatização do Porto do Santos, após pedido da Prefeitura.

Os investimentos somarão R$ 16 bilhões e contemplam também a construção do túnel submerso, interligando Santos e Guarujá, e o viaduto da Alemoa, que contribuirá na expansão industrial do bairro.

Todas as informações foram anunciadas na quinta-feira (10), pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, ao prefeito Rogério Santos, durante visita ao Paço Municipal.

Na oportunidade, ele apresentou o modelo previsto pelo Governo Federal para a desestatização do Porto de Santos.

A grande novidade no encontro foi a inclusão do túnel que liga as Zonas Leste e Noroeste dentre os investimentos no Município, como contrapartida pela desestatização.

O pedido foi feito pelo chefe do executivo santista em dezembro do ano passado, em audiência com o ministro.

“Essa reunião demonstra a nossa preocupação com projetos sustentáveis, com foco nos aspectos social, econômico e ambiental. É mais um passo importante para reforçar a relação entre o Porto e a Cidade”, disse o prefeito Rogério Santos.

Ele também recebeu do ministro a garantia da preocupação com o trabalhador portuário avulso e uma de dedicação especial à revisão de uma área de cais público.

Tarcísio esteve em Santos onde participou da audiência pública sobre a proposta de desestatização do Porto de Santos.

O encontro ocorreu na sede da Associação Comercial de Santos.

Confira a audiência pública.

Porto de Santos

A reunião entre as autoridades destacou ainda a futura elevação da capacidade portuária, passando de 150 milhões para 290 milhões de toneladas neste novo modelo.

A outorga de desestatização também permitirá a revitalização da orla portuária e a criação de mais de 60 mil empregos, segundo o ministro.

Tarcísio salientou a preocupação do governo federal com o maior Porto da América Latina e os investimentos devem chegar até R$ 30 bilhões, entre contratos de concessão e desestatização.

“Nosso encontro foi diretamente voltado para resoluções históricas, como a construção de praticamente uma via expressa da Imigrantes até o Guarujá. Nosso objetivo é criar empregos e não suprimir. Com tanto investimento acontecendo, o resultado não poderá ser diferente”.

Construção do túnel entre as zonas leste e noroeste foi incluída no processo de desestatização. Foto: Divulgação PMS

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.