Última semana de teste anti-HIV nas Usafas e no PS | Boqnews

Cidades

03 DE SETEMBRO DE 2008

Siga-nos no Google Notícias!

Última semana de teste anti-HIV nas Usafas e no PS

Na primeira semana da campanha Fique Sabendo, em Praia Grande, o Centro de Testagem, Aconselhamento e Prevenção (CTAP) totalizou 627 exames anti-HIV. Destes, 396 foram realizados nas Unidades de Saúde da Família (Usafas) e 52 no próprio centro, que funciona no Complexo de Saúde, em frente ao Fórum, no Bairro Mirim. A campanha termina na […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Na primeira semana da campanha Fique Sabendo, em Praia Grande, o Centro de Testagem, Aconselhamento e Prevenção (CTAP) totalizou 627 exames anti-HIV. Destes, 396 foram realizados nas Unidades de Saúde da Família (Usafas) e 52 no próprio centro, que funciona no Complexo de Saúde, em frente ao Fórum, no Bairro Mirim. A campanha termina na próxima sexta-feira (5).

Os organizadores comemoram o sucesso da descentralização do serviço para a rede básica. Responsável pela equipe de Prevenção do CTAP, a coordenadora Letícia Zampieri Lázaro expõe que se em campanhas anteriores, centralizadas no serviço de referência os números dobravam, com a participação das unidades de saúde, eles triplicaram. “Esses números demonstram a importância da iniciativa. A parceria do CTAP com as Unidades de Saúde da Família é muito benéfica”, comenta.

Para ampliar ainda mais o acesso, o Programa Municipal DST/Aids/Hepatites da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) destacou equipe para fazer a testagem em horário especial para quem trabalha e não pode comparecer às Usafas ou ao CTAP durante o período diurno. O próximo dia de atendimento alternativo ocorre no Pronto-Socorro Quietude nesta quinta-feira (11), das 18 às 22 horas. Graças a essa estratégia, 37 pessoas puderam fazer o teste no último dia 28.

A campanha também atendeu funcionários do supermercado Atacadão, onde se deu a abertura do evento com a presença do secretário de Saúde, Eduardo Dall’Acqua, totalizando 142 testes.

Espera – Nesta última semana de campanha, a equipe do CTAP percorrerá Usafas para convidar pessoas a fazer o teste anti-HIV. Na mesma amostra, a testagem detecta a presença de sífilis, que pode causar sérias conseqüências ao feto, durante a gestação.

“Vale destacar que as Usafas realizam a coleta às 7h30. É importante que os interessados se dirijam à unidade para obter a guia para a coleta, já que nesta semana de campanha o acesso está sendo facilitado”, observa Letícia.

Na segunda-feira (1º), a equipe esteve nas Usafas do Forte, Solemar, Real e Caiçara; e na terça-feira (2), Sítio do Campo, Melvi, Samambaia e Ribeirópolis. Nesta quarta-feira (3), o serviço percorrerá as unidades do Guaramar, pela manhã, e Mirim, Vila Alice e Anhanguera, à tarde. Quinta-feira (4), Vila Sônia pela manhã; Quietude, Tupiry e São Jorge à tarde e PS Quietude à noite. Pela manhã, a própria coordenadora fará a sensibilização dos pacientes e à tarde, integrantes da Equipe de Prevenção.

Até quinta-feira, passageiros de ônibus que passarem pelo Terminal Tatico também serão orientados pela equipe num balcão de informações que funcionará das 13 às 16 horas.

Coordenando o Programa Municipal DST/Aids/Hepatites, Dorian Rojas faz apelo à população para que participe da campanha. Sabendo ser portador do vírus da Aids, o paciente adota uma série de cuidados médicos e comportamentais que garantem qualidade de vida. “O diagnóstico precoce favorece uma ação mais eficaz no tratamento”, argumenta.

Estimativas do Ministério da Saúde, divulgadas pelo Estado, apontam que cerca de 600 mil brasileiros vivem com o vírus HIV, dos quais 400 mil desconhecem sua condição sorológica.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.