Unesp inaugura Instituto de Estudos do Mar em São Vicente | Boqnews
Foto: Divulgação

Universidade

29 DE JUNHO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Unesp inaugura Instituto de Estudos do Mar em São Vicente

Centro da Unesp, em São Vicente, será referência para estudos da fauna marinha no estado, com participação de pesquisadores da instituição.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Instituto de Estudos Avançados do Mar será inaugurado na próxima terça (5) e será referência em estudos do setor no litoral paulista

Instituto de Estudos Avançados do Mar será inaugurado na próxima terça (5) e será referência em estudos do setor no litoral paulista. Foto: Divulgação/Unesp

Na próxima terça (5), às 11h, em São Vicente, SP, ocorre a cerimônia de inauguração do Instituto de Estudos Avançados do Mar (IEAMar) da Unesp.

A criação do IEAMar partiu de demandas e de estudos relacionados à exploração das riquezas do litoral paulista, dentro de uma perspectiva abrangente da plataforma brasileira e das águas internacionais.

Para ser uma referência nacional e internacional em assuntos estratégicos correlacionados à exploração do mar, o IEAMar tem como prioridade integrar profissionais das múltiplas unidades da Unesp, de diferentes instituições e empresas no âmbito nacional e internacional, propiciando o intercâmbio dos que atuam com temáticas afins facilitando novos saberes sobre recursos marinhos e zonas litorâneas.

O objetivo é trabalhar na fronteira do conhecimento, por meio do avanço das pesquisas voltadas à exploração sustentável dos recursos marinhos e à preservação ambiental, por meio de profissionais aptos a atuar em atividades de pesquisa básica, de Pesquisa & Desenvolvimento de novos produtos, processos, serviços e de transferência de tecnologia para a indústria e para a socidade.

O IEAMar, assim, fundamenta-se agregando docentes/pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento para realização de pesquisas e ensino de pós-graduação de caráter multi, inter e trans-disciplinar relacionadamente ao tema “mar”.

As primeiras ações do IEAMar ocorraram desde outubro último, no treinamentos de professores e funcionários técnico-administrativos da Unesp em práticas analíticas destinadas àqueles com experiência na área das Ciências Biológicas.

Esses treinamentos foram para utilização de equipamentos, que já se encontram disponíveis para a prestação de serviços. Seja na Extensão Universitária, com cursos, seja na pesquisa, com o desenvolvimento de conhecimento, as atividades do Instituto estão relacionadas às seguintes grandes áreas: Geologia Marinha; Oceanografia; Gestão de Recursos Naturais; Meio Ambiente e Recursos Pesqueiros.

O valor dos recursos disponibilizados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação à Unesp, em favor do IEAMar, corresponde à R$25 milhões. Há ainda um investimento da Unesp da ordem de R$ 10 milhões. Estima-se que todos os laboratórios estejam funcionando nos próximos dois anos. Além dos pesquisadores envolvidos nos projetos externos do IEAMar, ou seja, junto a outros órgãos públicos, o Instituto conta com trabalhos conjuntos de 117 pesquisadores unespianos.

Mais informações sobre o Instituto: http://www.unesp.br/portal#!/unesp-40-anos/institutos-especiais/ieamar/
Informações sobre o evento: [email protected]

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.