Unidades de saúde oferecem vacina para meningite C | Boqnews

Cidades

01 DE SETEMBRO DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

Unidades de saúde oferecem vacina para meningite C

As unidades básicas de saúde e as unidades de saúde da família começam a oferecer, a partir desta quarta (1º), a vacina que protege contra a meningite C, uma das formas mais graves da doença bacteriana. Seguindo estratégia do Ministério da Saúde, a SMS (Secretaria de Saúde) vai imunizar, neste primeiro momento, crianças entre 12 […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

As unidades básicas de saúde e as unidades de saúde da família começam a oferecer, a partir desta quarta (1º), a vacina que protege contra a meningite C, uma das formas mais graves da doença bacteriana.


Seguindo estratégia do Ministério da Saúde, a SMS (Secretaria de Saúde) vai imunizar, neste primeiro momento, crianças entre 12 e 23 meses. Para esta faixa etária, que concentra um quarto dos casos de contaminação pelo meningococo C, é necessária apenas uma dose.


Em novembro começam a ser imunizados os bebês menores de um ano, com a aplicação da primeira dose a partir dos 3 meses de idade. Em 2011, a vacina passará a fazer parte do Calendário Básico de Vacinação Infantil, com o esquema de doses aos 3 e 5 meses e reforço a partir de 1 ano.


“A vacina é uma das principais formas de prevenção contra a doença meningocócica, que geralmente tem início súbito e pode evoluir rapidamente para a morte ou deixar sequelas como surdez e déficit neurológico”, destaca a enfermeira chefe da Seviep (Seção de Vigilância Epidemiológica), da SMS, Janice da Silva Santos.


Além dos menores de 2 anos, também receberão a vacina os menores de 5 anos portadores de Síndrome de Down e os imunodeprimidos com até 12 anos. Para a primeira etapa da campanha, a Secretaria de Estado da Saúde dispensou para Santos 1.900 doses da vacina. Os pais devem procurar as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.