Foto: Divulgação

Santos

09 DE AGOSTO DE 2021

Unimes inaugura novo Ambulatório de Especialidades para atender a população

População será atendida de forma gratuita

Por: João Pedro Bezerra

A Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) inaugurou nesta segunda-feira (9), o novo Ambulatório de Especialidades Professora Rosinha Viegas, que fica localizado na Av. Conselheiro Nébias. 

Com a parceria da Prefeitura de Santos, o equipamento terá 100% do atendimento voltado ao Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, uma ótima notícia para os munícipes que poderão ser atendidos no local. 

A cerimônia contou com a presença da reitora da Unimes, Renata Viegas, a pró-reitora acadêmica, Elaine Marcílio Santos, o professor emérito da Unimes e ex-governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin e as autoridades municipais. 

Além da inauguração do Ambulatório, o evento teve o retorno presencial dos estudantes de medicina que tiveram a aula magna (primeira aula) com o médico infectologista David Uip, um dos principais nomes da medicina brasileira que esteve à frente do Centro de Contingência contra a Covid-19 do Estado de São Paulo no início da pandemia. 

Momento da inauguração da placa/ Foto: Divulgação

Ambulatório 

Segundo o diretor da Faculdade de Medicina da Unimes, Dr. Ricardo Diniz, o objetivo do equipamento é oferecer atendimento para toda a população de forma gratuita em diversas especialidades, como: cardiologia, psiquiatria, neurologia, entre outras áreas. 

“O paciente será encaminhado para o Ambulatório, por meio das unidades básicas de saúde que vão fazer a triagem e o encaminhamento. As consultas serão realizadas com os professores da universidade e com os estudantes”, salientou o Dr. Ricardo Diniz. 

Além disso, o diretor ressaltou que a experiência será de suma importância para os estudantes. “Não existe universidade sem comunidade, o aluno precisa interagir totalmente dentro de sua cidade, principalmente na área da saúde, assim conseguimos formar um profissional com excelência”. 

Vale ressaltar que a Unimes já tinha um Ambulatório de Especialidades na região central de Santos. 

Entretanto, o novo espaço traz mais estrutura e logística para os estudantes e a população. 

Para se ter uma ideia, os pacientes com esclerose múltipla que necessitavam ir para a capital, agora podem ser atendidos em Santos. 

 “O número de atendimentos será ampliado, a nossa expectativa é que haja um crescimento de aproximadamente 30% nas consultas”, finalizou Ricardo Diniz. 

Importante frisar que o Ambulatório conta com uma estrutura moderna com mais de 15 consultórios. 

Ambulatório tem fácil acesso/Foto: Divulgação

Consultas 

O professor emérito da Unimes, Geraldo Alckmin ressaltou que a procura por consultas, exames e cirurgias tiveram uma queda significativa devido a pandemia da Covid-19. 

 “A medida que a pandemia perde a força, naturalmente o número de consultas irá aumentar nas diversas patologias. Dessa forma, o Ambulatório é importante para atender a população gratuitamente pelo SUS e para os alunos que vão ter um local de aprendizagem”, destacou Geraldo Alckmin. 

Retomada 

A reitora da Unimes, Renata Viegas frisou que o maior beneficiado com o Ambulatório é a população. 

“O novo ambulatório é de fácil acesso, com o VLT e os ônibus”, citou a reitora. 

Renata Viegas também destacou o retorno presencial dos alunos de medicina neste semestre. 

“É uma grande alegria, os estudantes estão felizes com o retorno, ainda mais na área da saúde que precisa das aulas práticas. A nossa expectativa é que o retorno aconteça de forma gradual para os outros cursos, conforme o andamento da vacinação e lógico seguindo todos os protocolos de segurança”, finalizou a reitora. 

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.