Unimes recebe encontro de portadores da Esclerose Múltipla | Boqnews
Foto: Divulgação

Saúde e educação

12 DE AGOSTO DE 2019

Siga-nos no Google Notícias!

Unimes recebe encontro de portadores da Esclerose Múltipla

Evento gratuito acontece no dia 5 de setembro, após às campanhas do agosto laranja, mês de conscientização da esclerose múltipla

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A esclerose múltipla (EM) impacta de maneira significativa a vida de cerca de 35 mil brasileiros.

Quem convive com a doença enfrenta diariamente desafios como sensação de membros pesados, dificuldades de caminhar, confusão mental e perda gradativa de visão.

Com o objetivo de levar novas informações sobre tratamento e melhoria na qualidade de vida tanto para pacientes quanto para os parentes de quem convive com a Esclerose Múltipla após às campanhas do Agosto Laranja, a Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) vai promover, por meio de seu Departamento de Neurologia associado à Faculdade de Ciências Médicas da instituição, o evento “Esclerose Múltipla – Encontro de Amigos e Portadores” pelo segundo ano consecutivo.

Dessa vez, o evento ganha mais participantes externos, com a confirmação de autoridades do governo federal e de departamentos de pesquisa no Brasil, direcionados à investigação segmentada de tratamentos mais eficazes para a doença.

O evento gratuito acontece no dia 5 de setembro, das 13h30 às 19h, no auditório do Campus Rosinha Viegas (Avenida Francisco Glicério, nº 6, em frente à estação Unimes do VLT, bairro Encruzilhada, Santos-SP).

Para participar, não é necessário inscrição prévia.

 

Mais destaques

Um dos destaques do evento é a instalação da “Mini Casa da Esclerose Múltipla”, um espaço simulado e experimental a pessoas que queiram compreender como é entrar em um ambiente na percepção cognitiva dos portadores de EM.

Cedida pela Merck Brasil, uma empresa de origem alemã voltada à tecnologia para a área de saúde, a versão da casa traz alguns ambientes: sala, cozinha e escritório.

Entre os convidados externos, o destaque vai para a presença da Dra. Maria Claudia Castro, representante do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, para falar sobre projetos dedicados a pessoas com mobilidade reduzida e políticas públicas voltadas a esse público (incluindo os da Esclerose Múltipla).

De acordo com a Dra. Andréa Anacleto, professora-titular do Departamento de Neurologia do curso de Medicina e coordenadora do ambulatório de doenças desmielinizantes da Unimes, o encontro será importante para levar informação de qualidade para os interessados no assunto.

“Médicos, estudantes e pacientes receberão informações sobre tratamento e orientações de como lidar melhor com a doença no dia a dia”, afirma a docente.

Confira a programação completa*:
(Dia 6 de setembro)

 

13h30 – Abertura

14h – A estruturação de uma política pública de incremento à área de Tecnologia Assistiva. O desenvolvimento de produtos e projetos finalizados para atendimento à pessoa com deficiência e mobilidade reduzida.

Dra. Maria Claudia Castro (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações)

14h30 – Caminhos a serem trilhados após o diagnóstico da Esclerose Múltipla.

Dra. Heloisa Helena Ruocco (UNICAMP)

15h – Visita guiada a Mini Casa da Esclerose Múltipla + coffee break do evento

16h30 – Bexiga neurogênica na Esclerose Múltipla.

Dr. André Tome (Hosp. Ana Costa)

17h30 – A importância da reabilitação multidisciplinar na Esclerose Múltipla.

Equipe Universidade Santa Cecilia

18h – Depressão, Ansiedade e Angustia –

Dr. Nilton Branco (Unimes)

18h30 – Dor Lombar e Espasticidade na esclerose múltipla –

Dr. Marcelo Duva (Hosp. Ana Costa)

19h – Encerramento

“Esclerose Múltipla – Encontro de Amigos e Portadores”

Serviço

Data: 05 de setembro de 2019 (quinta-feira)

Local: Universidade Metropolitana de Santos (Unimes)

Av. Francisco Glicério, nº 6, em frente à estação UNIMES do VLT

*Programação sujeita a alterações

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.